Este é um artigo para pessoas que querem, ou precisam, entender mais sobre a cafeína, seus problemas reagindo ao café e o que fazer sobre isso. Não há nenhuma razão pela qual a sensibilidade à cafeína deve evitar que você desfrute de uma deliciosa xícara de café. Você pode reduzir drasticamente a ingestão de cafeína simplesmente por entender mais sobre as variedades de feijão e os vários métodos de produção, fabricação de cerveja e descafeição.

(Se você foi diagnosticado por um médico e disse que não deveria tomar café ou ter cafeína de qualquer forma, NÃO LEIA mais. Ouça o seu médico. Este artigo não deve ser interpretado como um conselho médico competente para pessoas que são perigosamente sensível à cafeína ou ao café).

A cafeína é um produto químico benigno que é bem tolerado pela maioria das pessoas. Fornece seu “elevador” impedindo a ação normal de uma substância chamada adenosina. Na maioria das pessoas, este é um efeito temporário que tem pouco impacto no corpo. Embora a porcentagem muito pequena de pessoas que tenham reações severas à cafeína deve evitá-lo completamente, há muitos mais que simplesmente têm algum problema para dormir se tomam café no final do dia ou têm outros sintomas leves. Para essas pessoas, há muito o que pode ser feito para aproveitar o café sem ter esses problemas.

Como alimento, a maioria dos estudos concorda que o café é rico em antioxidantes e outras substâncias saudáveis. Os possíveis fatores negativos são geralmente associados ao café torrado ou a outro processamento impróprio – eles não são realmente inerentes ao próprio café, o que é considerado uma bebida saudável com moderação. Muitos economistas notaram que o café, como um estímulo leve, ganhou bilhões de dólares de bom em aumentar a produtividade bruta nacional e que o café provavelmente salvou muitas vidas, alertando as pessoas para que de outra forma estivessem sonolentas.

café expresso
Espresso

Dito isto, as pessoas que bebem muito café estão ficando muito boas, e além de 16-20 onças por dia ou mais de café, as pessoas podem desenvolver uma dependência da cafeína e podem sofrer sintomas de abstinência como dor de cabeça ou falta de energia se ignorarem seu café diário. A cafeína também tem efeitos diuréticos e pode ser ruim para quem já é criticamente baixo em eletrólitos ou tem uma condição que tornaria qualquer diurético uma coisa prejudicial. Existem muitos alimentos com efeito diurético semelhante, como vinagre, pepino, melancia, alcachofras, etc.

Quando as pessoas têm um problema com o café, quais sintomas associam a ele?

  • Insônia
  • Nervosismo, sentimentos nervosos
  • Batimentos cardíacos irregulares
  • Estômago virado, refluxo ácido, etc.
  • Cólicas intestinais ou outras cólicas musculares
  • Efeito diurético, desidratação

Quanta cafeína está realmente no café?

Ao contrário dos refrigerantes ou alimentos com níveis de cafeína definidos, não existe uma concentração definida de cafeína no café. Diferentes variedades de grãos de café contêm diferentes níveis de cafeína. Os feijões de arábica variam de 1,2% a 1,8%, os feijões Robusta podem chegar a 2,4%. Além disso, muitos fatores de processamento podem aumentar ou diminuir a quantidade de cafeína no café. Veja a tabela abaixo para ver uma comparação das quantidades de cafeína em vários tipos de café e outros produtos.

Níveis aproximados de cafeína no café e outros produtos (para porções similares):

  • Café Robusta (gerado por gotejamento): 140 – 200 mg de cafeína por xícara média de 6 onças
  • Café Arábica (gotejante): 75 – 130 mg de xícara média de 6 onças
  • Espresso (serviço típico): 30 – 50 mg de média de 1 onça
  • Café instantâneo: 40 – 100 mg de copo médio de 6 onças
  • 97% café descafeinado: 3 a 6 mg de cafeína por xícara de média de 6-7 onças
  • 99,92% café padrão de decafeiro europeu: 8 – 16 mg de cafeína por xícara média de 6-7 onças
  • Cacau quente: 10 a 15 mg de cafeína por xícara de 6-7 onças
  • Coca-cola, Pepsi, Mountain Dew soda: 20 – 26 mg de cafeína por 6-7 onças de bebida
  • Chá verde (preparado): 12 – 30 mg por xícara média de 6-7 onças
  • Chá preto (preparado): 40 – 60 mg por xícara média de 6-7 onças

Estas são médias e não refletem chás ou chocolates específicos, nem são ajustados para horários de fabricação, etc. Eles são apresentados aqui apenas como um guia comparativo áspero.) Fontes: USFDA e Nat. Soft Drink Assoc.

Note-se que 99,2% decafe padrão do euro na verdade tem mais cafeína do que 97% decafado padrão da FDA. Não é um erro de digitação; É simplesmente devido a diferentes métodos de medição. Veja “Decaf é realmente descafeinado?” Para mais informações.

A cafeína é sempre o culpado?

Surpreendentemente, a resposta é muitas vezes não. Muitas pessoas pensam que têm reações à cafeína quando são realmente sensíveis a outras características do café, como os assados ​​escuros. Nos milhares de contatos que tivemos com o público em demonstrações de produtos e provas de sabor, as pessoas que nos dizem que têm problemas com a cafeína do café admitirão que não têm problemas com refrigerantes com cafeína, chá preto, cacau, chocolate e outros alimentos com níveis relativamente elevados de cafeína. E muitas pessoas nos disseram que mudar para descafeinado não resolveu seus problemas.

Para descobrir se o seu problema com o café é realmente com a cafeína, basta observar se os outros alimentos no gráfico acima dão os problemas que você associa ao café. Caso contrário, a cafeína não é o problema.

ode a cafeína

Se o problema não for a cafeína, o que é isso?

O café em si é uma comida suave e palatável e poucas pessoas têm sensibilidades para o aspecto alimentar do café. No entanto, uma vez que assado um feijão de café, você necessariamente começa a criar algumas substâncias que poucas pessoas acharão indigestíveis. O café assado escuro quebra os açúcares e os óleos, e os queima em diferentes graus, criando material de cinzas dentro dos feijões. Essas pessoas reagem muito fortemente a esses açúcares e óleos queimados, tipicamente com ácido gástrico, cãibras, palpitações cardíacas e outros sintomas autonômicos. Apesar da similaridade desses sintomas com a sensibilidade à cafeína, eles realmente estão tendo uma questão de intolerância alimentar.

Como o café é uma comida seca, há sempre a possibilidade de um molde ou outro contaminante no café causando alergia. No entanto, a grande maioria dos produtores são meticulosamente cuidadosos para manter o café limpo e livre de contaminantes e manter os níveis de umidade corretos. Portanto, isso raramente é um problema com um bom café.

Decaf é realmente descafeinado?

Rumores abundam. Muitas pessoas nos disseram, com um ar conspiratório, que “o descafeinado não é realmente descafeinado, você sabe, tem um pouco de cafeína nele!”. É por isso que eles explicam, eles também não podem beber descafeinado . É verdade que o descafeinado ainda tem cafeína restante, mas geralmente não é muito. Existem requisitos legais da FDA e da União Européia para rotular um café “descafeinado”. Para cumprir o padrão da FDA, 97% da cafeína original deve ser removida. Uma xícara de café típica pode conter 60-120 miligramas de cafeína. Um copo com 90 miligramas de cafeína nele contém menos de 3 miligramas após a descafeinação. O café que atende ao padrão da UE de 99,92% contém um pouco mais de cafeína porque usa um padrão diferente para medir a quantidade que foi removida. A FDA exige que 97% da cafeína seja removida do café,

Claro, a variedade do feijão de café afeta o nível de cafeína antes e depois. Os cafés Robusta podem ter 30% mais de cafeína do que Arabica. Os cafés Excelsa ou Catimor podem ter apenas 10% da cafeína de Robusta. Mesmo dentro das variedades, o teor de cafeína pode variar tanto quanto 30%. Isso significa que há uma variação significativa no produto final. No entanto, nenhum produto devidamente rotulado como “descafeinado” para 97% ou 99,92% pode ter mais cafeína do que cola, chocolate ou chá verde.

Nem todo fabricante pode ser contado para ser completamente honesto sobre a descafeinação, no entanto. A aplicação de padrões de descafeinado é praticamente inexistente. Certifique-se de avaliar a especificidade da reivindicação de descafeinado no café. Se a reivindicação parece vaga (“99,9% sem cafeína!” Sem qualquer informação de suporte), fique cauteloso.

O que eles significam com “descafecimento natural”?

Infelizmente, existe uma rotina muito enganosa aqui. Na verdade, é completamente legal chamar um método descafeinado “descafeinado do processo de água 100% natural” e descobrir que o café foi submetido a remoções químicas sucessivas. Neste método, os grãos de café são primeiro cozidos no vapor durante 30 minutos, depois lavados repetidamente com cloreto de metileno (vulgarmente conhecido como base para o removedor de tinta) ou acetato de etilo (vulgarmente conhecido como fluido de limpeza a seco) durante cerca de 10 horas. O solvente é então drenado e os grãos cozidos durante mais 10 horas na tentativa de remover qualquer solvente residual.

Às vezes, os cafés descafeitados usando acetato de etilo são designados como processados ​​naturalmente porque o acetato de etilo pode ser derivado de várias frutas ou vegetais. No entanto, com o propósito de descafeinar, geralmente não é possível criar uma quantidade tão grande de acetato de etilo, e assim o produto químico é derivado sinteticamente. Note-se que este processo também desnatura o café em algum grau e remove muitos dos elementos de sabor também.

Escusado será dizer que este e outros processos químicos rotulados como “naturais” podem ter sérios problemas de tolerância para pessoas com estômago sensível ou alergias.

O único processo de água que realmente pode ser rotulado como “natural” é o processo de água suíço caro e patenteado, realizado por apenas uma planta no mundo, no Canadá. Um lote de feijão verde e não torrado é encharcado em água quente, absorvendo a cafeína e os sólidos de café do feijoeiro. Em seguida, os feijões são descartados e a água é percorrida por um filtro de carbono que aprisiona as moléculas de cafeína. A água restante é usada para absorver outro lote de grãos de café. A água absorve mais cafeína desses feijões, mas não pode absorver mais sólidos ou sabor de café, que permanecem nos feijões. A água é então drenada. O processo é repetido até que os feijões tenham 99,9% de cafeína.

Outros processos de descafeinação incluem o processamento de CO2, usado por Koffie Kan, no qual os grãos de café são embebidos em um banho líquido de dióxido de carbono com 73 a 300 pressões atmosféricas; e o método dos triglicerídeos, em que os grãos são embebidos em óleos de café removidos do café gasto.

Molécula de cafeína

Outros métodos para reduzir a cafeína no café

Fabricação de cerveja a uma temperatura mais baixa: diminuir a temperatura média de fabricação produzirá café que contém menos cafeína. O café feito em uma imprensa francesa ou uma cervejaria de filtro vietnamita é fabricado a uma temperatura média mais baixa durante a maior parte do tempo de fabricação.

Brewing mais rápido / mudança para café expresso: reduzir o tempo de fabricação também produzirá uma xícara de café com cafeína. A imprensa francesa e as cervejeiras de filtro vietnamitas são mais rápidas do que a máquina de cerveja da máquina média. Em máquinas de café expresso, a fabricação de cerveja é muito rápida. Um tiro de café expresso tem menos cafeína do que 8 onças. de café regular, mas a mesma quantidade de sabor. Mesmo se você não gosta de tiros de café expresso, tente fazer um “expresso” ou um expresso americano.

Mudando para o café instantâneo: os cafés instantâneos normalmente têm menos cafeína do que o café normal porque são processados ​​com menor calor do que o normal. Você não precisa se contentar com o jarro de instância em sua mercearia local; Pesquise o Ipoh White Coffee King, Vinacafe ou G7 Instantâneo para um excelente sabor e uma fermentação suave.

Recomendações

Para aqueles que são apenas um pouco sensíveis: você só precisa mudar seus métodos de fabricação de cerveja e reduzir a ingestão de cafeína de outros alimentos, conforme descrito acima. O que você está esperando? É fácil! Vá e aproveite o café.

Para o sensível: Suas opções são as mais limitadas. Não só você deve reduzir sua ingestão de cafeína dos alimentos diários, mas também terá que beber decafe. Mas não se desespere! Há café decente que atende aos padrões de descafeição da FDA ou da UE, se você sabe onde procurar. Considere o Komodo Dragon e Organic Twilight, ou procure outros cafés processados ​​pelo processo de descafeição suíço.

Claramente, aqueles que são sensíveis à cafeína têm muitas opções para reduzir a ingestão enquanto ainda desfrutam de uma saborosa xícara de café. Em um dia típico, você pode deixar cair sua ingestão de cafeína em 200 mg por dia ou mais, até 100 mg, apenas escolhendo seus alimentos sem café com sabedoria e escolhendo tipos de café com menos cafeína, como café expresso, instantâneo ou natural feijão com cafeína. Você pode reduzir possíveis reações ao ácido, açúcares queimados e óleos, escolhendo o café assado a temperaturas mais baixas. Ao fazer boas escolhas durante o dia, você poderá experimentar o café nirvana novamente, sem qualquer dificuldade. Apreciar!

Fonte: I Need Coffee

Autoria: Len Brault