Sabe diferenciar que tipo de café você está tomando? Duas das espécies mais difundidas da planta são o arábica (Coffea arabica) e o robusta (Coffea canephora).  A primeira é mais utilizada na produção de bebidas especiais, por sua pureza e diversas características de aroma e sabor, enquanto a segunda contém o dobro do teor de cafeína.

Entre os especialistas, o arábica é mais conceituada em relação ao robusta, mais utilizada nos blends, cujo objetivo é deixar a bebida mais encorpada. Ambas as espécies têm diferentes variedades, o que apresenta variados teores de aromas, acidez, dulçor e corpo, dependendo das condições de solo e clima de onde são plantadas.

O arábica é originária da Etiópia, na África. Como é uma planta bastante delicada, ela necessita de tratamentos intensos. Seus grãos, antes de serem torrados, são de cor verde azulada, com uma forma ovóide alongada. O ideal para o cultivo deste tipo de café é um lugar com altitude elevada, quanto maior, mais chances de um produto de melhor qualidade. Ela é plantada em países sul-americanos, centro-americanos, asiáticos e africanos.

Já o robusta é cultivado principalmente em países como o Brasil e a Indonésia, além de outros territórios do continente africano e asiático. A planta cresce em altitudes baixas, até 600 metros, resistindo às condições climáticas quentes e úmidas e aos parasitas. A cor do grão, antes da torra, é de cor amarela esverdeada.

E aí, aprendeu a diferença das espécies que fazem essa bebida que tanto amamos? Escolha o tipo de café que mais te agradou, seja ele arábica ou robusta, e saboreie-o!

Fonte: Clube Café

Autoria: