Não importa a indústria, a rotatividade de funcionários vem com grandes custos, alguns mais óbvios do que outros. Entre os custos de recrutamento, integração, treinamento, desligamento e esgotamento, a rotatividade de funcionários pode custar até quatro a doze meses do salário perdido do empregado – um número que é íngreme para começar e fica mais acentuado quanto mais alto o funcionário está no negócio. Por todas essas razões e mais, a retenção de funcionários é crucial para manter os custos sob controle, bem como manter serviços e operações positivas e consistentes do café para cima. Os principais especialistas em recursos humanos têm opiniões diferentes sobre como é uma ótima estratégia de retenção, mas uma das melhores maneiras de aprender sobre retenção é conversar com funcionários de longo prazo que continuam empolgados e engajados em seus trabalhos. Nesta parte, falo com cinco trabalhadores do café em posições variadas que estão com suas empresas há cinco anos ou mais sobre por que eles ainda estão animados para aparecer no trabalho todos os dias.
Pague e Benefícios
Talvez o fator mais óbvio na retenção a longo prazo seja pagamento e benefícios. No entanto, quase todas as pessoas entrevistadas reconheceram que, embora o pagamento seja importante, elas provavelmente poderiam fazer mais em outro lugar e não ficar por perto principalmente por remuneração.
Kailyn Fulmer, que trabalha na Monocacy Coffee Company há 13 anos e atualmente ocupa um cargo de gerente e líder de barista, listou remuneração competitiva e incentivos aos funcionários como fatores-chave de retenção, mas também reconheceu que não estaria em seu trabalho se dinheiro fosse número um fator. "Vamos ser honestos – definitivamente não é por causa do dinheiro. Acho que tudo se resume ao amor do ofício, ao amor de nossa indústria. ”
Emily Davis trabalhou no Counter Culture Coffee (divulgação completa, minha ex-empregadora) por seis anos e atualmente ocupa o cargo de Diretora de Educação. Para Davis, permanecer no emprego tem mais a ver com crescimento e realização do que com pagamento. Mas, como Fulmer, Davis também lista salário e benefícios como chave para a retenção. “As empresas devem fazer o que puderem para demonstrar o valor do empregado por meio de salário, bônus ou benefícios. Acho que reconhecer valor e demonstrá-lo são duas coisas muito distintas e que ambos são necessários para manter os funcionários. ”
Jackson O’Brien, chefe de barista e educador da Peace Coffee, está na empresa há seis anos e está mais comprometido com as políticas de pagamento justo de sua empresa para todos do que especificamente com seu pagamento. “O que inicialmente me fez querer trabalhar com a empresa também me fez querer ficar por perto: o fato de a empresa se esforçar para tratar todos os funcionários de forma justa. Além de salários competitivos, garantimos que todos os funcionários, incluindo os baristas iniciantes e os assistentes de produção de armazéns recebam férias e tempo de folga, benefícios em 401k, aumentos de custo anuais garantidos e planos de saúde e odontológico completos. Não apenas sinto que sou tratado de forma justa, como todos os meus colegas são. ”
O'Brien acrescentou que, quando o dinheiro é escasso, a transparência em torno do pagamento ajuda a cobrir a lacuna. "Quando é comunicado de forma transparente que os tempos estão apertados, as pessoas podem não ficar felizes com o pagamento e as responsabilidades, mas eles entenderão."
Ajuste básico e crescimento
Talvez também seja óbvio que todos os funcionários engajados de longo prazo com quem falei desfrutam do trabalho básico de seus empregos e se viram capazes de crescer e aprender dentro deles.
Davis descobriu que o ajuste e o crescimento eram os fatores-chave em sua própria longevidade. Começando como uma representante de relações com o cliente e crescendo em seu atual diretor de educação, ela a manteve desafiada e engajada. “Eu senti como se tivesse aprendido a empresa bem o suficiente para assumir uma nova camada de responsabilidade. A familiaridade que eu tinha ganho me fez sentir mais profundamente ligada à empresa, e essa familiaridade deu à minha influência um poder e eficácia que eu valorizava. É por isso que fico por aqui – acredito que ajudei a empresa a crescer tanto quanto a empresa me ajudou a crescer ”.
Maciej Kasperowicz, diretor de café da Gregory’s Coffee, está na empresa há oito anos; ajuste e crescimento são as principais razões pelas quais ele está feliz a longo prazo. Sua posição evoluiu significativamente ao longo do tempo, permitindo-lhe crescer com a empresa e permanecer engajado e realizado.
Christy Greenwald, gerente de café da Ritual Coffee Roasters, está na empresa há 10 anos, passando de barista a gerente no principal café da empresa. Ela também citou "oportunidades de crescimento pessoal, posição de trabalho e outros", como um fator-chave em sua própria longevidade.
Comunicação, Expectativas e Feedback
Uma comunicação saudável, expectativas claras e a capacidade de dar e receber feedback também tiveram um papel importante na retenção de todos com quem conversei.
"Definir expectativas claras para os funcionários e cumpri-los é fundamental", disse O'Brien. "Isso não deve ser algo inovador ou fora do comum e, no entanto, sinto que muitos empregadores não o fazem."
Greenwald concorda e vê o feedback como uma via de mão dupla. “Receber feedback direto e encorajamento realmente cria confiança nos funcionários, assim como incentivar e atender a todas as contribuições dos funcionários.”
Apreciação e Conexão Humana
De acordo com todos os cinco trabalhadores com quem falei, as pessoas envolvidas são importantes. Ser apreciado, visto como uma pessoa inteira, e ter uma conexão humana com colegas de trabalho foram todos importantes no engajamento de longo prazo e no emprego.
Kasperowicz creditou a equipe de ponta a ponta adequada para uma grande parte de sua satisfação no trabalho. “Eu começo a trabalhar com pessoas que eu realmente respeito e me importo: das nossas lojas ao nosso centro, nosso departamento de educação, nosso chefe e até as pessoas com quem eu compro café. Quando penso no que mais sinto falta do meu trabalho e no que me faz preocupar com a minha empresa, trabalhar com essas pessoas está no topo da lista. ”
Greenwald citou não somente sua equipe, mas a dona de sua empresa como importante em felicidade e valores compartilhados, enquanto Fulmer enfatizou a importância de proporcionar um ambiente de trabalho seguro e positivo.
O’Brien falou sobre demonstrar cuidado ao tratar os trabalhadores como seres humanos. “Entenda que os funcionários não são engrenagens em uma máquina, mas sim seres humanos com necessidades humanas básicas. Novamente, não deve ser fora do comum, mas de alguma forma é. ”Por exemplo, O'Brien acha que para tratar os funcionários como pessoas, os empregadores não precisam apenas oferecer licença médica remunerada, mas também compaixão e apoio quando um funcionário está doente. . Em vez de pedir aos funcionários que cobrem seu próprio turno ou interrogar se estão realmente doentes ou não, os empregadores devem incentivar os trabalhadores a obter o descanso de que precisam, tratando-os como pessoas inteiras.
A complexidade do sentimento valorizado
Os fatores que ajudam os trabalhadores a se sentirem valorizados e engajados a longo prazo podem parecer complexos e variados, mas, em última análise, podem não ser tão surpreendentes. De acordo com os funcionários engajados de longo prazo com quem conversei, as pessoas se importam em viver e trabalhar com segurança e relativo conforto, bem como ter acesso a oportunidades de crescimento à medida que envelhecem e crescem; eles se importam em se conectar com as pessoas ao seu redor e crescer como uma equipe maior. Essas coisas podem não ser fáceis de fornecer em igual medida em todos os momentos, mas tratar as pessoas como seres humanos e aproveitar o tempo para apreciá-las da melhor maneira possível parece ser o fator subjacente para manter os trabalhadores felizes e presentes.
RJ Joseph (@RJ_Sproseph) é um escritor da Sprudge, editor da Queer Cup, e profissional de café baseado na Bay Area. Leia mais RJ Joseph na Sprudge Media Network.
                            
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