Boas notícias para as pessoas que obtêm algum tipo de satisfação por alegarem que a cerveja gelada cheira mal (e más notícias para todos os outros): a ciência parece mostrar que o café quente é melhor para você. Um novo estudo publicado recentemente na Scientific Reports intitulado Acidez e Atividade Antioxidante da Cold Brew Coffee descobriu que o café quente é similar em pH e maior em antioxidantes do que a versão fabricada a frio do mesmo café.
Conforme relatado por Health.com, o estudo foi co-autoria de professores adjuntos e associados de química da Universidade Thomas Jefferson Dr. Megan Fuller e Dr. Niny Rao, respectivamente. Usando cinco diferentes cafés pré-moídos comercialmente disponíveis – Etiópia Ardi, Etiópia YirgZ (grito para Keffa Coffee), Brasil, Colômbia e Mianmar – entre um assado leve e médio, os pesquisadores fabricaram cafés quentes e frios usando a mesma proporção de volume de água para moer o peso ”, de acordo com o estudo.
Fuller e Rao (mas não Rao) descobriram que, aparentemente contrária ao sentimento geral de que a bebida gelada é menos ácida do que o café quente, os dois tinham pH semelhante: fermentação fria variando de 4,96 a 5,13 (sendo YirgZ a mais baixa e Myanmar a mais alta) e café quente 4.85 a 5.10 (Ardi e Brasil). No entanto, continua-se a observar que o café quente continha “medidas maiores de acidez titulável, indicando concentrações mais altas de ácidos extraídos e / ou compostos ácidos adicionais não encontrados na bebida gelada”, e que é essa complexidade ácida no café quente que pode ser a causa (ou ser um indicador melhor do que o pH) da maior acidez, percebida ou real.
via Acidez e Atividade Antioxidante do Café Cold Brew
Em termos de atividade antioxidante, a coisa associada à maioria dos benefícios para a saúde do café, descobriu-se que o café quente tinha maiores concentrações de ácidos cafeoilquínicos totais (CQAs). Acredita-se que os CQAs desempenham um papel significativo nos benefícios antioxidantes do café e, de fato, este estudo encontra maior atividade antioxidante no café quente do que na bebida fria. Mas também descobriu que, embora os CQAs fossem um bom indicador da atividade antioxidante em bebidas frias, era menos no café quente. Isso significa que, como Fuller e Rao colocaram da forma mais foda imaginável, o café quente também pode ter “compostos adicionais de remoção de radicais” que estão impulsionando a atividade antioxidante.
Agora, vendo como eu não posso deixar os caras malvados da cerveja anti-fria ganharem, deixe-me perceber em algumas palhetas aqui. Sem qualquer tipo de leitura de TDS, não sabemos se esses cafés foram extraídos de forma comparável e, talvez, isso leve a níveis mais baixos de antioxidantes em bebidas frias. Talvez o tamanho da moagem tenha desempenhado um fator; a mesma moagem não é presumivelmente ideal para ambos os métodos de fermentação, o que pode contribuir para os resultados.
Eu não sei, eu não sou um cientista, eu sou apenas um cara que não bebe cerveja gelada que vai lutar por você, certo de fazê-lo sem vergonha. E então o que? Talvez o café quente tenha mais atividade antioxidante. Nada que um punhado de blueberries não pode compensar.
Zac Cadwalader é o editor de notícias da Sprudge Media Network e um escritor de equipes em Dallas. Leia mais Zac Cadwalader no Sprudge.
                            
Link para a Fonte