Na última quarta-feira (5), A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou o seu Levantamento de Estoques Privados de Café (Vol.17). No documento, é apontado que o Brasil possui o volume total de 13,1 milhões sacas de café de 60 kg que pertence ao setor privado, mantidos em diversos armazéns no País. Esta quantidade é 1,5% superior à contabilizada no levantamento do final da safra 2019/2020, cujo estoque informado era de 12,9 milhões de sacas.

Ainda de acordo com o estudo, o café do tipo arábica, predominante no estoque privado nacional, corresponde a 87% do total do grão armazenado, chegando a 11,4 milhões de sacas. Esse volume representa 34% da produção total do arábica em 2019/2020 e 23% da produção nacional registrada no mesmo ano. Os 13% restantes informados referem-se ao armazenamento do canéfora (conilon), que representam em torno de 1,7 milhão de sacas do estoque privado levantado.

O levantamento foi realizado entre março e maio deste ano, com a finalidade de apurar a quantidade dos estoque de café em poder da iniciativa privada. Esta iniciativa permite conhecer o volume disponível no final da safra 2019/2020, ou seja, saber qual era o estoque de passagem no dia 31 de março, data que marcou a entrada da nova safra 2020/2021.

Os números mostram ainda que nos principais estados produtores de café arábica, destaca-se Minas Gerais, com índice de participação de 80%, seguido por Paraná (77%) e São Paulo (46%). Nos estados produtores de canéfora (conilon), Rondônia, com 57%, ficou com a melhor participação, enquanto que Bahia (39%) e Espírito Santo (25%) foram os estados com os menores índices de participação.

As informações surgiram através de análise preliminar dos formulários, verificação da capacidade estática dos estabelecimentos registrados no cadastro da Conab e ratificação por meio de contatos telefônicos.

As informações são da Conab.

Fonte