Se você sofre de Doença Cardiovascular (DCV ou doença cardíaca coronária) e / ou teme que você possa algum dia devido à pressão arterial elevada, seu consumo de café está agravando o problema? Ou, existem outras coisas que você pode fazer para aliviar a pressão arterial elevada e as preocupações com DCV que NÃO incluem o término, ou diminuindo gravemente, a ingestão de café? Este artigo explora respostas confiáveis ​​a essas questões.

O café pode contribuir para a doença cardíaca coronária?

CVD é a principal causa de morte nos Estados Unidos e a pressão alta é uma das maiores bandeiras vermelhas. A CVD tem sido objeto de extensas pesquisas médicas e científicas há várias décadas. Embora os pesquisadores tenham diferido em suas conclusões ao longo do tempo, novas evidências relatadas no The American Journal of Epidemiology em 1999 indicam fortemente que o consumo de café e cafeína não contribui para a DCV, sem encontrar café cafeinado ou descafeinado associado ao risco de acidente vascular cerebral – mesmo para Aqueles que bebem mais de quatro xícaras de café por dia.

Warren G. Thompson, MD, observou em uma revisão da literatura de 1994 publicada no The American Journal of Medical Sciences: “Os estudos maiores e melhores sugerem que o café não é um fator de risco importante para a doença coronariana”.

Willet et. Em um estudo prospectivo relatado na edição de fevereiro de 1996 do Journal of the American Medical Association (JAMA), examinamos dados coletados de mais de 85 mil mulheres ao longo de um período de 10 anos. Após o ajuste de fatores de risco conhecidos, os autores não encontraram evidências de associação positiva entre o consumo de café e o risco de DCV para as mulheres que consomem seis ou mais xícaras de café por dia.

Um estudo de New England Journal of Medicine de 1990 de mais de 45.000 homens não encontrou nenhuma ligação entre o café, a cafeína e as doenças cardiovasculares para aqueles que bebem quatro ou mais xícaras de café por dia.

Esses resultados confirmam os resultados do estudo anterior do coração de Framingham de mais de 6.000 adultos realizados ao longo de 20 anos (conforme publicado nos Archives of Internal Medicine) e dois estudos de 1987 que utilizam dados do Programa Honolulu Heart (publicado no The New England Journal of Medicine e O American Journal of Epidemiology, respectivamente).

O consumo de café / cafeína contribui para a pressão arterial elevada?

Apesar da controvérsia anterior sobre o assunto, a maioria dos pesquisadores agora conclui que o uso regular de cafe e cafeína tem pouco ou nenhum efeito sobre a pressão arterial.

Estudos revistos no Progresso em Doenças Cardiovasculares indicam que, enquanto o consumo de cafeína pela primeira vez pode produzir alterações mínimas imediatas na pressão sanguínea, essas mudanças são transitórias. Nenhuma alteração na pressão arterial parece ocorrer em usuários regulares de cafeína. Um estudo de 1991 publicado no British Medical Journal chegou à mesma conclusão e indicou que restringir a cafeína não reduziu a pressão arterial em pessoas com hipertensão leve. Uma série de estudos que analisaram pessoas com pressão arterial normal (publicado nos Archives of Internal Medicine e American Journal of Nutrition) concluíram que a cafeína não contribui para a hipertensão arterial.

Em 1997, o Sexto Relatório do Comitê Nacional Conjunto de Prevenção, Detecção, Avaliação e Tratamento da Pressão Arterial dos Institutos Nacionais de Saúde concluiu que “nenhuma relação direta entre a ingestão de cafeína e a pressão arterial elevada foi encontrada na maioria dos levantamentos epidemiológicos”.

Penso que é seguro concluir que existem provas confiáveis ​​suficientes que podem colocar em repouso a afirmação de que o café / cafeína contribui para a pressão arterial elevada e até mesmo DCV.

Qual é a melhor alternativa do que retirar sua caneca de café?

Como treinador de fitness certificado, aprendi que uma das formas mais eficazes de contrariar a pressão arterial elevada e o início da DCV é ser fisicamente ativo, NÃO – como os estudos acima demonstraram – eliminar o consumo de cafeína. Na verdade, como minha cafeína e artigo de fitnessexplica, a cafeína pode até ajudá-lo a se tornar mais apto.

Um estudo da American Heart Association, como referenciado por várias publicações científicas e médicas revisadas por pares, afirmou recentemente que as pessoas que são fisicamente ativas têm um menor risco de pressão alta – 20% a 50% menor do que as pessoas que não são ativas .

Além de perder peso, existem outras razões para se exercitar: ser fisicamente ativo pode reduzir seu risco de doença cardíaca, ajudar a diminuir seu nível de colesterol total e aumentar o colesterol HDL (o “bom” colesterol que não se acumula nas artérias) e Ajude a baixar a pressão arterial elevada. E, novamente, as pessoas que são fisicamente ativas têm um risco menor de obter pressão arterial alta – 20 a 50 por cento menor – do que as pessoas que não estão ativas.

Um exercício mais vigoroso adicionou benefícios. Isso ajuda a melhorar a aptidão do coração e dos pulmões. E isso, por sua vez, protege você mais contra doenças cardíacas e hipertensão arterial. Atividades como natação, caminhada rápida, corrida e corda de salto são chamados de “aeróbica”. Isso significa que o corpo usa oxigênio para tornar a energia necessária para a atividade. Atividades aeróbicas podem condicionar o coração e os pulmões se for feito na intensidade certa por 30 minutos, três a quatro vezes por semana. Mas se você não tiver 30 minutos para uma pausa, tente encontrar dois períodos de 15 minutos ou mesmo três períodos de 10 minutos. Tente fazer algum tipo de atividade aeróbica no decorrer de uma semana. E, uma vez que o estresse também é uma causa importante de pressão arterial elevada, o exercício também pode ajudar a diminuir os níveis de estresse.

A maioria das pessoas não precisa consultar um médico antes de começar a exercer, uma vez que um programa de exercícios gradual e sensível tem poucos riscos para a saúde. Mas se você tem um problema de saúde como pressão alta; Se você tem dores ou pressão na área do peito ou do ombro; se você tende a sentir tonturas ou desmaiar; se você ficar sem fôlego após um treino leve; ou são de meia-idade ou mais e não foram ativos e você está planejando um programa de exercicios vigoroso, você deve verificar primeiro com seu médico. Caso contrário, tome seu café, saia, fique ativo e fique apto – e ajude a prevenir a pressão arterial elevada e DCV.

Conclusão

O consumo de café não contribui para pressão alta e DCV. Retirar sua caneca de café não vai ajudá-lo a reduzir seus riscos. Exercício, no entanto, será. Então, vá em frente e beba seu café – especialmente antes do seu próximo treino!

 

Fonte: I Need Coffee

Autoria: Matt Pitcher (Matt Pitcher é um treinador de fitness certificado (CFT)