A história do café é talvez mais rica que a própria bebida. Desde a descoberta inicial até a eventual distribuição mundial, um elenco heróico de personagens se desenvolveu.

O café foi descoberto pela primeira vez no norte da África em uma área que conhecemos hoje como a Etiópia. A lenda mais comum refere-se a um pastor de cabras com o nome de Kaldi, que observou seus cabritos dançando em um frenesi depois de comer bagas de um arbusto. Curioso, Kaldi tentou comer o próprio bagas. Ele rapidamente se viu dançando ao lado de seu rebanho com a energia renovada que as bagas lhe deram. A notícia desta fruta carregada de energia se espalhou rapidamente por toda a região.

Monks ouviram sobre essa fruta maravilhosa, submeteu-a a muitos testes. Eles acabaram secando a semente das frutas e fazendo uma bebida do feijão não torrado, que era bastante forte e pungente.

As bagas de café foram transportadas da Etiópia para a Península Arábica, e foram cultivadas pela primeira vez no que hoje é o país do Iêmen.

O café então viajou para a Turquia, onde os grãos de café foram assados ​​pela primeira vez em fogo aberto. Os feijões assados ​​foram esmagados e depois cozidos em água, criando uma versão bruta da bebida que aproveitamos hoje.

O café primeiro chegou ao continente europeu por meio de comerciantes venezianos. Uma vez na Europa, essa nova bebida caiu sob críticas severas da igreja católica. Muitos sentiram que o Papa deveria proibir o café, chamando-o de bebida do diabo. Para sua surpresa, o Papa, já bebedor de café, abençoou o café declarando que era uma bebida divina.

As casas de café se espalham rapidamente pela Europa tornando-se centros de troca intelectual. Muitas grandes mentes da Europa usaram esta bebida, e fórum, como um trampolim para aumentar o pensamento e a criatividade.

Em 1700, o café encontrou o caminho para as Américas por meio de um capitão de infantaria francês chamado Gabriel de Clieu, que criou uma pequena planta em sua longa jornada pelo Atlântico. De Clieu desistiu de suas próprias rações de água para que a planta sobrevivesse. Esta planta, transplantada para a Ilha do Caribe da Martinica, tornou-se o antecessor de mais de 19 milhões de árvores na ilha dentro de 50 anos. Foi desse começo humilde que a planta do café encontrou o caminho para o resto das regiões tropicais da América do Sul e Central.

Para não derramar seus laços políticos, o café foi declarado bebida nacional dos então colonizados Estados Unidos pelo Congresso Continental, em protesto contra o imposto excessivo sobre o chá imposto pela coroa britânica.

O desenvolvimento do café em lata foi inicialmente considerado um luxo e mais valioso do que o café integral que valorizamos hoje. Foi uma conveniência tê-lo roasted para você e, em seguida, para ser capaz de fazer nada mais do que abrir uma lata, medir e preparar. Devido a métodos de transporte pobres e longos, isso realmente proporcionou uma melhoria de qualidade para a maioria dos consumidores.

O café desempenhou um papel integral na sociedade desde a sua descoberta há séculos. Como não consigo imaginar a vida sem isso, espero que isso continue por muitos séculos mais.

Fonte: I Need Coffee

Autoria: Ryan Jacobs