Na última quinta-feira (3), a Plataforma Global do Café (GCP) publicou a versão atualizada do Mecanismo de Equivalência, uma ferramenta inovadora que dá suporte para o aumento contínuo das compras de café sustentável pela indústria, ou seja, cafés produzidos de acordo com parâmetros básicos de sustentabilidade.

O Mecanismo de Equivalência foi lançado durante um evento on-line em parceria com o International Trade Centre (ITC), que se junta à organização como parceiro implementador para verificação dos esquemas de sustentabilidade que desejam ser reconhecidos como confiáveis.

“Com a sustentabilidade se tornando uma licença para operar, e em vista da variedade de esquemas existentes no mercado, o Mecanismo de Equivalência promove transparência e alinhamento do setor em nível local e global. A parceria com o ITC permite escalar nosso trabalho e assegurar a integridade de todo o processo de reconhecimento destes esquemas”, disse Annette Pensel, diretora executiva da GCP.

O Mecanismo de Equivalência é um modelo desenvolvido pela GCP para avaliar se um programa de sustentabilidade pode ser considerado compatível com o Código de Referência de Sustentabilidade do Café, uma referência do setor para sustentabilidade, levando em consideração as dimensões econômicas, sociais e ambientais da produção e processamento de café. O processo de equivalência da Plataforma avalia se um programa está alinhado com o Código de Referência e também com um conjunto de critérios operacionais (incluindo governança, dados, garantias/“assurance”, entre outros). Isso colabora para que o programa de sustentabilidade reconhecido tenha um sistema efetivo de implementação.

Alinhando esforços e usando uma linguagem comum, o setor cafeeiro pode identificar quais esquemas ou programas de sustentabilidade atendem a critérios básicos de sustentabilidade, de maneira transparente e confiável.

O Mecanismo de Equivalência é parte do relatório da Plataforma Global do Café sobre compras sustentáveis, que permite que torrefações e varejistas declarem de forma transparente suas compras de café sustentável, de forma a mostrar avanços e liderar o caminho da sustentabilidade no café.

Clique aqui para fazer o download do Mecanismo de Equivalência 2.0, disponível em português, inglês e espanhol. 

Fonte