Na última quinta-feira (25), a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), em parceria com a Federação dos Cafeicultores e com a Fundação do Desenvolvimento do Cerrado Mineiro (Fundaccer), realizou a 6ª edição do Encontro de Inovação e Tecnologia para a Cafeicultura do Cerrado Mineiro.

O evento foi realizado no Centro Excelência do Café, localizado no Campo Experimental da Epamig, em Patrocínio (MG), e reuniu cerca de 200 participantes interessados em saber mais sobre tecnologias e cultivares de café adaptadas para a reunião.

A programação contou com os painéis “Pesquisa brasileira na cafeicultura: Avanços tecnológicos e principais desafios” e “Resultados de produtividade e qualidade de cultivares para a cafeicultura do Cerrado Mineiro”, além de um debate com a participação dos produtores Daniel Bruxel (Fazenda São João), Alessandro Brandão (Fazenda Duas Pontes) e Acácio Dianin (Fazenda Castelhana) que contam com Unidades Demonstrativas instaladas nas propriedades deles.

Além das atividades presenciais, aconteceu também a apresentação dos resultados da colheita da terceira safra do projeto Unidades Demonstrativas de Cultivares de Café, conduzido pelas instituições.

Iniciado em 2016, o projeto conta experimentos implantados em 25 propriedades comerciais, de 12 municípios do Cerrado Mineiro, além de uma unidade no Campo Experimental da Epamig em Patrocínio. O objetivo é avaliar o desempenho de variedades de café desenvolvidas pelo Programa de Melhoramento Genético da Empresa e orientar os produtores no momento do plantio ou da renovação da lavoura. Os resultados parciais têm sido apresentados após o balanço de cada safra e ao final do projeto será disponibilizado um software com todas as informações

Durante o encontro também foi lançado o livro “Cafeicultura do Cerrado”, elaborado pela Epamig, em parceria com a Embrapa. A publicação aborda todos os aspectos de produção de café no bioma Cerrado, com destaque para as tecnologias que permitiram a expansão do cultivo para essas áreas.



Atualmente, a cafeicultura da região desponta como uma das mais modernas e tecnificadas e é exemplo de orga­nização. O modelo organizacional único, pautado no associativismo e no cooperativismo, é um dos diferenciais de sucesso.

Em 50 anos, a cafei­cultura do Cerrado conseguiu destaque no mercado global, conquistando marca e Denominação de Origem (DO), a primeira no Brasil. “O livro vem valorizar e consolidar o potencial da cafeicultura da região, reunindo o que há de mais atual em informações e tecnologias espe­cíficas para a atividade. Desde o histórico do cultivo, passando por todas as etapas do processo produtivo, culminando em informações fundamentais para a gestão eficiente de propriedades cafeeiras”, afirma a presidente da Epamig, Nilda Soares. 

Organizada pelos pesquisadores Gladyston Rodrigues Carvalho (Epamig), André Dominghetti Ferreira (Embrapa), Vinícius Teixeira Andrade, César Elias Botelho (Epamig) e João Paulo Felicori Carvalho (Unicerp), a obra conta com a participação de autores conceituados de diferentes instituições e empresas de Minas Gerais e do Brasil. As informações disponibilizadas pretendem disseminar o conhecimento e garantir a continuidade da atividade neste bioma e em sistemas produtivos semelhantes.

A publicação pode ser adquirida na Livraria Epamig, pelo site, e-mail [email protected] ou telefone (31) 3489-5002. O valor é R$ 69 (mais frete).

Fonte