A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e o Grupo Cafeína, composto por produtoras da Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas (Cocatrel), realizam, nesta quinta-feira (30), a partir das 8h, um encontro técnico para discutir temas atuais referentes à cafeicultura, focados na participação das mulheres no setor. O evento, gratuito e presencial, ocorre no Campo Experimental de Três Pontas.

O Grupo Cafeína Cocatrel foi criado em 2019 e reúne mulheres cooperadas para a troca de informações e conhecimentos para melhorias na administração de propriedades e para o aumento da qualidade das produções. Esta será a primeira edição do encontro técnico em parceria com a Epamig. “A ideia é promovermos uma aproximação entre os trabalhos e pesquisas da Epamig e esse grupo composto apenas por mulheres cafeicultoras, que é um segmento que tem crescido bastante”, relata a pesquisadora da Epamig e organizadora do encontro, Vanessa Figueiredo. “Até o momento, já tivemos a inscrição de aproximadamente 50 produtoras, o que representa um número bastante expressivo”, completa.

Após a fala de abertura ministrada por Vanessa, na qual ela apresentará a Epamig e seus trabalhos em cafeicultura, ocorrerão as palestras “Produção de flores como alternativa de diversificação para as cafeicultoras”, realizada por Lívia Carvalho, pesquisadora da Epamig, e, em seguida, “Certificação e desenvolvimento sustentável”, conduzida pela engenheira agrônoma da Cocatrel, Rudmila Brito.

O evento será encerrado com uma visita às lavouras de café no Campo Experimental de Três Pontas. “Será um momento para elas verem na prática algumas tecnologias que temos desenvolvido. O foco será na cultivar MGS Paraíso 2, que foi desenvolvida pela Epamig e tem recebido destaque no cenário nacional”, detalha Vanessa Figueiredo.

Serviço
Encontro Técnico Epamig e Grupo Cafeína Cocatrel
Quando: 30 de novembro
Horário: das 8h às 12h
Onde: Epamig – Campo Experimental de Três Pontas – Rodovia Três Pontas/Santana da Vargem Km 06 – Zona Rural – Três Pontas (MG)

Fonte