O 33º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso já tem seus 40 finalistas, selecionados após análises e testes às cegas realizados pela Comissão Julgadora da Experimental Agrícola do Brasil Ltda/illycaffè, responsável pela seleção e aquisição do café brasileiro para compor o exclusivo blend illy.

“A cada ano que passa, nossa missão e responsabilidade aumentam à medida que contribuímos para a escolha daquele que pode se tornar o melhor café do mundo, como nesta edição de 2023. Sem contar que essa disputa fica mais acirrada e a seleção dos 40 finalistas torna-se mais difícil, já que os cafeicultores estão se aprimorando cada vez mais na produção de cafés de qualidade e com práticas agrícolas sustentáveis, alguns inclusive provenientes de agricultura regenerativa”, revela o presidente da Experimental Agrícola do Brasil Ltda e presidente da Comissão Julgadora, Dr. Aldir Alves Teixeira.

Todos os anos, a equipe julgadora recebe amostras de diversas regiões do país e, após análises, seleciona os 40 finalistas para o Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso. Nesta edição, a empresa recebeu 760 amostras, enviadas das principais regiões produtoras de café arábica do Brasil. Para selecionar as amostras finalistas, a Comissão Julgadora da premiação, composta por especialistas sênior em espresso da illycaffè, analisa quesitos como: cor, aspecto, seca, tipo, peneira, teor de umidade, torração e qualidade da bebida, inclusive com degustação para espresso.


Dr. Aldir Teixeira (CEO da Experimental Agrícola), Regina Teixeira (Diretora de Qualidade) e demais membros da Comissão Julgadora brasileira responsáveis pela seleção dos 40 finalistas

Minas Gerais mais uma vez predomina na lista. Serão 38 produtores mineiros (das regiões das Matas de Minas, Cerrado Mineiro, Sul de Minas e Chapada de Minas) disputando a premiação com mais dois cafeicultores do estado de São Paulo. 

Os três melhores cafés brasileiros serão revelados na cerimônia de premiação, prevista para março de 2024. O trio ganha uma viagem ao exterior para participar do 9º Prêmio Ernesto Illy Internacional, quando será revelada a ordem de classificação entre eles (primeiro, segundo e terceiro colocados) e eleito o melhor café do mundo.

Ainda durante a cerimônia do 33° Prêmio Ernesto Illy, serão revelados os vencedores regionais e os melhores classificadores que concorrem ao Prêmio Classificador do Ano. Todos os vencedores e finalistas recebem prêmios em dinheiro e diplomas.

Confira a lista dos 40 finalistas nacionais (a ordem alfabética não revela qualquer colocação):


ADOLFO HENRIQUE VIEIRA FERREIRA
AGRO FONTE ALTA
AGROPECUÁRIA DA PEDRA
AGROPECUÁRIA VILA OSCARLINA
ALEXANDRE ARAUJO DE RESENDE
ANA LUIZA RESENDE PIMENTA
CÂNDIDO DE SORDI MACHADO
CARLOS AFONSO MOREIRA SOARES
CARLOS ALBERTO RIBEIRO DE ANDRADE
CARLOS ROBERTO DE MIRANDA
CLAUDIO NASSER DE CARVALHO
DECIO BRUXEL
EDIMAR DUTRA DE CASTRO
EDUARDO PINHEIRO CAMPOS
ELEN YUKA OKUYAMA
FILIPE GUIDA DE OLIVEIRA
FILOMENA ESTEFANIA DE MATTOS COUTO
FLAVIO DA COSTA FIGUEREDO
GERMANA PERES DE QUEIROZ FONSECA
GUSTAVO BORIN BARTHOLO
JOÃO DE DEUS TRANQUILLINI
JOSÉ HIROITI OKUYAMA
JOSIANI MORAES DA SILVA
JUCEMAR ALVES MOREIRA
LISIA BATISTA DE CASTRO
LUIZ ANTONIO TONIN
MABEL LIMA DE SOUSA
MARCELO COCCO URTADO
MARIA CACILDA CESTER ARROYO
MATHEUS LOPES SANGLARD
RAIMUNDO DIMAS SANTANA
RAIMUNDO DIMAS SANTANA FILHO
RENATO ASSIS MOREIRA
RODRIGO GRASSANO
ROSA MARIA MARTINS VITRAL
SANDRA LELIS DA SILVA
SAO MATEUS AGROPECUARIA
TANEA TERESA TONIN
TULIO MAMBRINI
VERA MARIA AFFONSECA GARCIA CORREA

Fonte