A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) irá celebrar o Dia Nacional e Internacional da Agricultura Familiar com uma live, transmitida no YouTube, na próxima sexta-feira (24), às 16h.

A ideia é que seja um grande bate-papo entre técnicos da empresa e agricultores familiares, contando suas experiências no campo. O encerramento será realizado com o diretor-presidente da Emater-MG, Gustavo Laterza, e uma apresentação musical.

Vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa-MG), a Emater-MG apresentará um balanço de sua atuação no setor. A empresa pública de extensão rural tem na agricultura familiar o seu principal público atendido. Só em 2019, a Emater-MG deu assistência a 360 mil produtores do setor, em 794 municípios, principalmente por meio de convênios com prefeituras.

A live desta sexta-feira será dividida em três blocos. No primeiro, serão abordados a potência do segmento, sua diversidade e sustentabilidade, além do seu peso econômico. No segundo bloco, será discutida como a agricultura familiar pode gerar bons negócios, abordando os mercados institucionais e on-line. O crédito rural será apresentado como a alavanca para esses negócios e o cooperativismo como estratégia para crescer. Serão tratadas as demandas do setor e agregação de valor aos produtos, além de apresentar os testemunhos da gerente de uma cooperativa e de um produtor de ovos orgânicos.

O terceiro e último vai discorrer sobre o tema Juventude rural: uma força empreendedora, tratando questões como sucessão familiar para garantir o futuro dos jovens no campo, empreendedorismo e inovação. Participarão do debate duas agricultoras da comunidade rural Noiva do Cordeiro, no município de Belo Vale (MG), uma cafeicultora de Fervedouro, Zona da Mata, finalista de um concurso latino para jovens inovadores, e um cafeicultor da Associação de Produtores do Alto da Serra (Apas), em São Gonçalo do Sapucaí, do Sul de Minas.

Agricultura Familiar

É considerado agricultor familiar, segundo o 3º parágrafo da Lei nº 11.326/2006, aquele que pratica atividade no meio rural e não detenha área maior que quatro módulos fiscais; utilize, predominantemente, mão de obra da própria família nas atividades econômicas do seu estabelecimento ou empreendimento. Além disso, tenha renda familiar originada principalmente das práticas em seu estabelecimento, sendo este gerenciado pela família.

Desenvolvimento e sustentabilidade

A Emater-MG tem uma vasta trajetória de serviços prestados à agricultura familiar em Minas Gerais. A empresa atua sempre atenta às diversas demandas das famílias rurais, procurando conhecer a realidade em que vivem, seus desafios e potencialidades.

“A proposta é construir oportunidades e soluções que satisfaçam necessidades e promovam a melhoria da qualidade de vida de seu público. Sempre pautada na sustentabilidade das ações e atividades a serem empreendidas”, afirma o diretor-presidente da Emater-MG, Gustavo Laterza.

Serviço
Live da Agricultura Familiar
Quando: 24/7
Horário: 16h
Onde: www.youtube.com/ematerminas

Programação

Bloco 1 – Agricultura familiar: potenciais e diferenciais
“A agricultura familiar é uma potência”, com Maria Helena Silva – Coordenadora Estadual de Metodologia de Extensão Rural (Emater-MG)

“Diversidade e sustentabilidade: os grandes diferenciais”, com Márcia Campanharo, Coordenadora Técnica Estadual – Segurança Alimentar e Nutricional (Emater-MG)

“Uma agricultura de peso econômico”, com Edson Logato, Coordenador Técnico Estadual – Sistemas de Informação (Emater-MG)

Bloco 2 – Agricultura familiar e business
“Dos mercados institucionais a amplitude do on-line”, com Ana Luiza Rezende, Coordenadora Técnica Estadual – Organização e Mercado (Emater-MG)

“Crédito rural como alavanca”, com Marcos Meokarem, Coordenador Técnico Estadual – Crédito Rural (Emater-MG)

“Cooperativismo como estratégia para o crescimento”, com Luciane Cândida Pereira de Souza – Gerente da Comale Alimentos – Cooperativa Metropolitana de Agricultores Familiares

“Demandas e agregação de valor”, com Rodrigo Ramos, produtor de ovos orgânicos

Bloco 3 – Juventude rural: uma força empreendedora
“Sucessão familiar para garantir o amanhã”, com Maria Helena Silva, Coordenadora Estadual de Metodologia de Extensão Rural (Emater-MG)

“Noiva do cordeiro: uma comunidade rural empreendedora”, com Keila Fernandes Pereira e Flávia Emediato Vieira, produtoras rurais

“Juventude rural inovadora”, com Bruna Carolina, cafeicultora assistida, vice-campeã do Prêmio Juventude Rural Inovadora 2020, categoria Geração de Renda.

“Inovação de grão em grão”, com Augusto Borges, cafeicultor associado da APAs, São Gonçalo do Sapucaí

Encerramento
Diretor-presidente da Emater-MG, Gustavo Laterza
Atração musical: Márcia e Maciel, da Noiva do Cordeiro

Fonte