A cultivar de cafeeiros arara vem sendo acompanhada, em seu vigor, resistência e produtividade, faz mais de 30 anos. Este processo de avaliação, a longo prazo, dá maior segurança na indicação para seu cultivo. 

A variedade é oriunda da seleção de uma planta híbrida, de frutos amarelos, que apareceu entre plantas do material de sarchimor 1669-20, em plantio efetuado em 1986, em Ibaiti (PR). Devido aos bons resultados iniciais, sementes dessa planta foram enviadas para Varginha, no Sul de Minas, onde foram plantadas em 1999. Ali, as novas gerações foram testadas em grande número de ensaios, em comparação com as cultivares tradicionais – catuaí e mundo novo – e também em relação a outros materiais novos. Foram também realizados experimentos em outras regiões cafeeiras do país, e, pelos bons resultados, foi feito o registro da cultivar junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). Assim, a cultivar arara é um híbrido entre o obatã e, provavelmente, o icatu 2944, devido às semelhanças com os genitores quanto à ramificação mais grossa e os frutos amarelos e arredondados. 

No longo período de estudos, os cafeeiros arara sempre se mostraram os mais produtivos, na grande maioria dos ensaios. Também se mostraram vigorosos quando submetidos a 3-4 ciclos de poda de esqueletamento. As plantas apresentam boa recuperação da ramagem e chegam a produtividades de cerca de 120 scs/ha nos anos de safra alta pós-poda. 

A resistência à ferrugem tem se mostrado muito alta. Avaliações feitas, ano a ano, no longo período de acompanhamento, não constataram evolução da doença nas plantas da cultivar arara. 

Outra característica importante é a boa qualidade dos cafés produzidos pelos cafeeiros desta variedade. Os grãos são graúdos e a qualidade da bebida é excepcional, tendo ganho diversos concursos em que participou, com pontuações acima de 90 pontos. 

Nas fotos podem ser observados cafeeiros da cultivar arara plantados em 1999 e em 2001, no Sul de Minas, respectivamente com 24 e 22 anos, os quais já foram esqueletados por 3-4 vezes. Pode-se observar o bom vigor das plantas, apesar de sua idade. 

A indicação para cultivo da cultivar arara é adequada para a maioria das regiões aptas ao cafeeiro da espécie C. arabica. Ela não é recomendada para locais muito secos, sem irrigação. Também em locais de altitude muito elevada, acima de 1200-1300 m, pois a maturação dos frutos ocorre muito tardiamente. 


Cafeeiros da cultivar arara, com 24 anos de idade, já tendo passado por três ciclos de esqueletamento – Sul de MG, ago/2023


Cafeeiros da cultivar arara, com 22 anos de idade, em Varginha, no Sul de MG, depois de três ciclos de esqueletamento e detalhe da frutificação dos ramos – Maio de 2023

Fonte