Vinte e nove milhões de adultos americanos bebem bebidas de café gourmet todos os dias. Embora cafés especiais como o Starbucks podem ser encontrados em qualquer lugar, o café cubano, conhecido por seu sabor forte, só é encontrado em áreas dos Estados Unidos, onde há uma grande população cubana-americana. Procurado pelos apreciadores de café, é o melhor e mais procurado café do mundo. Muitas vezes comparado ao expresso, é na verdade uma mistura rica de tradições de café cubano, espanhol e italiano.

O café cubano é aproximadamente o dobro da força do café americano regular. Geralmente é servido em pequenas xícaras chamadas "tacitas", que são menores que as xícaras de demitasse, no final de uma refeição. É uma mistura de java de lama com um sabor tentador e aroma doce pela quantidade de açúcar que é usada. O segredo do "Café Cubano" ou "cafecito", como é conhecido em Cuba, são os grãos de café torrados finamente moídos.

O café foi trazido para a região oriental de Cuba por imigrantes franceses em meados do século XVIII. No início de 1800, tornou-se uma importação maior do que o açúcar. O clima natural úmido de Cuba, o solo fértil e dois séculos de técnicas de cultivo tornaram o ambiente ideal para o cultivo de grãos de café. Os grãos de café crescem nas selvas sombreadas das montanhas da Sierra Maestra. O cultivo do feijão é intensivo em mão-de-obra e seus procedimentos de plantio, cultivo, colheita e processamento foram aperfeiçoados a cada passo do caminho. Grandes grãos são usados ​​e são deixados de fora para tentar no sol, em vez de usar secadores mecânicos. Nenhum pesticida é usado para que o café seja 100% orgânico.

Os grãos de café cubano têm uma reputação superior na Ásia e na Europa, com o Japão e a França respondendo por 70% a 80% das exportações. Outros importadores de café cubano incluem Itália, Espanha, Alemanha, Reino Unido, Canadá, Suíça e Holanda. O embargo aos produtos cubanos criou um desafio para aqueles que, na América, gostariam de desfrutar desse café diferenciado. No entanto, mercearias e lanchonetes cubanas americanas vendem sua versão do café cubano. Há uma série de empresas de café cubanas como Tu Cafe e Cafe Llave, com o Cafe Pilon sendo o mais vendido, que comercializa "autêntico café cubano". Os grãos dessas marcas são cultivados no Brasil, na Colômbia ou em outras partes da América Central e do Sul.

Não há receita ou processo secreto para fazer café cubano. Tudo o que é necessário é grãos de café torrados escuros recém-moídos, açúcar e uma "cafetera", um exclusivo pote de café italiano de câmara dupla. A água é colocada na câmara inferior e o café moído vai para um suporte perfurado. O topo está aparafusado e a panela é aquecida. O café fabricado sobe para a câmara superior. O café é derramado em uma "tacita" e o açúcar é adicionado.

Beber "Café Cubano" continua sendo uma atividade social e cultural proeminente dentro de Cuba e nas comunidades cubano-americanas. O resto do mundo está lentamente se recuperando para apreciar esse estilo particular de café. Pode-se encontrar cafés cubanos "autênticos" em muitos supermercados e os cervejeiros especiais são vendidos em todos os lugares. Então, se você quiser uma verdadeira experiência de café tente café cubano.


fonte por Mario Del Sol