O Serviço de Agricultura Externa (FAS) do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos identificou Taiwan como um mercado estratégico e em crescimento para as exportações estadunidenses de café.

O relatório divulgado no início deste mês descreve o crescimento exponencial e o potencial sustentado do mercado taiwanês, especialmente no segmento de cafés especiais torrados e para o café cultivado no Havaí.

Taiwan é atualmente o oitavo maior mercado de exportação de alimentos agrícolas dos Estados Unidos, apesar de ocupar uma ilha de aproximadamente o tamanho de Connecticut.

A estimativa mais recente da Organização Internacional do Café (OIC) sugere que 23 milhões de habitantes de Taiwan beberam cerca de 2,85 bilhões de xícaras de café no ano passado. Enquanto isso, o relatório da FAS avalia o mercado consumidor de café de Taiwan em aproximadamente US$ 2,76 bilhões em 2020, com uma taxa de crescimento anual de 20%.

Embora as lojas de conveniência e várias grandes redes continuem sendo os fornecedores dominantes de café em Taiwan, o relatório sugere que as ofertas de café mais diversificadas no mercado criaram uma sede por cafés diferenciados e sofisticados.

De acordo com o relatório, Taiwan importou US$ 263 milhões em café dos EUA em 2020, dividido quase igualmente entre produtos de café torrado e café verde. Isso marcou uma taxa de crescimento de 11% nas exportações do grão para Taiwan em relação ao ano anterior. Os EUA continuam sendo o principal exportador café torrados para o mercado taiwanês – ocupando aproximadamente 30% dessa participação em 2020 – seguido pela Malásia, Japão, Vietnã e Itália.

De acordo com o relatório da FAS, Taiwan mantém um forte interesse no café torrado e não torrado cultivado no Havaí. “Os importadores de Taiwan e proprietários de cafeterias expressaram um alto nível de interesse em comprar grãos de café de qualidade dos EUA, especialmente os grãos de café Kona do Havaí. Além disso, os cafés torrados americanos gradualmente ganharam popularidade recentemente e os importadores de Taiwan estão sempre ansiosos para introduzir mais variedades de cafés do Havaí”, afirma o relatório.

O relatório da FAS vem antes da Taiwan International Coffee Show 2021, que ocorrerá entre 19 e 22 de novembro, no Centro de Exposições de Nangang, em Taipei. A feira também sediará os Campeonatos Mundiais de Torra, de Coffee in Good Spirits e de Latte Art.

 As informações são do Daily Coffee News / Tradução Juliana Santin

Fonte