Na manhã da última quarta-feira (29), membros do Sindicato da Indústria de Café do Estado de São Paulo (Sindicafé), Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), provadores de café e donos de cafeterias, se reuniram no aplicativo Zoom para conversar a respeito das ações tomadas pela indústria durante a pandemia do coronavírus e as possíveis soluções.

Nathan Herszkowicz, presidente executivo do Sindicafé, comentou que acredita em uma retomada difícil para as cafeterias, após a pandemia, já que estão sem fluxo de caixa. Segundo ele, é importante que o Governo trace algumas medidas para que os negócios não sejam perdidos.

O vice-presidente de Qualidade e Programa de Certificação da Abic, Edvaldo Frasson, trouxe uma informação importante de que o café especial representa hoje 18% das vendas de café no estado de São Paulo. Com estabelecimentos fechados e poucas vendas, é provável que o setor precise de 3 ou 4 meses para se recuperar. “Vamos ver como será pós-pandemia, o que mais nos preocupa é que não temos uma cartilha, um horizonte de como poderemos seguir. Vamos depender dos recursos do estado e do Governo Federal. O Sindicato vai ser importante para ajudar os empreendedores nesta retomada e na parte estrutural”.

Mônica Pinto, coordenadora de Projetos, Marketing e Comunicação da Abic, acredita que os brasileiros não deixaram de consumir café, porém, o consumo em casa não vai suprir o fora, por isso a preocupação com cafeterias, bares, restaurantes e a importância em encontrar soluções e os debates em conjunto para novas ideias e melhorias.  

A Abic e o Sindicato orientam a indústria e os donos de cafeterias para que continuem valorizando os cafés especiais e busquem a ajuda do Sebrae para possíveis soluções em relação ao aluguel e crédito. Na semana passada, a Revista Espresso conversou com Adalberto Luiz, coordenador de Inovações Financeiras do Sebrae Nacional, que explicou 5 passos para ajudar nas finanças. Clique aqui e confira a matéria completa. 

Marco Suplicy, proprietário da rede de cafeterias Suplicy Cafés Especiais, acredita que uma solução, caso as cafeterias possam reabrir no dia 11 de maio e até mesmo pós-pandemia, é focar no “to go”, o que ajudará as lojas menores e evitará a aglomeração de pessoas, além de seguir com as vendas nos canais digitais.

Nathan informou que em breve o Sindicafé irá lançar um Banco de Consultores que será constituído por profissionais de várias áreas, entrevistados e avaliados pelo Sindicato. Será formada uma grande equipe pronta para atender as necessidades do setor. “O produtor que precisar de um consultor fará contato com o Banco – Sindicafé, que encaminhará os profissionais recomendados para determinado projeto ou serviço. A contratação será responsabilidade do produtor, sem interferência do Sindicato. As áreas de consultoria vão da produção até o gerenciamento, distribuição e governança corporativa”.

Fonte