No dia 22 de março, Dia Mundial da Água, será realizado o 1º Seminário Águas do Cerrado: Produção e Preservação. O evento, que acontece em dois dias, irá ressaltar as iniciativas de gestão e conservação dos recursos hídricos, e discutir alternativas para a preservação ambiental e revitalização de mananciais das regiões Noroeste e Alto Paranaíba, em Minas Gerais. Organizado pelo Sebrae Minas, em parceira com o Consórcio Cerrado das Águas (CCA) e a Associação dos Produtores Rurais e Irrigantes do Noroeste de Minas Gerais (Irriganor), o seminário será transmitido via plataforma Zoom. Inscrições pelo portal Sympla, clique aqui.

“Vamos mostrar as ações, as inovações e as boas práticas do uso e do manejo da água na agricultura na região, que se destaca por ser a maior área irrigada da América Latina. A ideia é envolver produtores rurais, empresários de diversos segmentos do agronegócio e potenciais empreendedores na busca por soluções e alternativas para o uso eficiente da água”, explica a analista do Sebrae Minas, Naiara Marra.

A programação tem início no dia 22 de março, às 19h, com abertura do diretor de Operações do Sebrae Minas, Marden Magalhães, e palestra da secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Ana Valentini. Acontecerão, ainda, as palestras “Irrigação sob a óptica dos grãos”, com Camilo de Lelis Teixeira de Andrade, da Embrapa; e “Boas práticas no uso da água na agricultura”, com André Fernandes, da Uniube.

Já no dia 23 de março, das 19h às 20h, serão realizadas as mesas redondas com os temas “Boas práticas no Cerrado e Noroeste Mineiro para preservação dos recursos hídricos” e “Trabalho de telemetria no Entre Ribeiros”.

Gestão de recursos hídricos

Nos últimos anos, várias iniciativas em prol do uso eficiente dos recursos hídricos estão sendo desenvolvidas no Noroeste e no Alto Paranaíba, como o Programa de Investimento no Produtor Consciente (PIPC), realizado pelo Consórcio Cerrado das Águas (CCA) na bacia do Córrego Feio, em Patrocínio (MG).

O CCA é uma plataforma colaborativa que inclui vários setores, envolvendo empresas, governo e a sociedade civil. O Programa de Investimento no Produtor Consciente oferece aos produtores de uma determinada bacia, serviços especializados para o desenvolvimento ambiental das suas propriedades em três frentes: restauração, práticas agrícolas climaticamente inteligentes e gestão eficiente de recursos hídricos.

Iniciativas como o estudo de Zoneamento Ambiental Produtivo (ZAP), que levanta dados e informações sobre importantes bacias hidrográficas que abastecem cidades e propriedades rurais, também foram elaboradas e seus apontamentos estão sendo implementados nos municípios de Bonfinópolis de Minas e Paracatu.

Outro importante projeto que está em andamento na região é a instalação do primeiro sistema de monitoramento de recursos hídricos por telemetria do estado. O projeto piloto, realizado na bacia do Entre Ribeiros, em Paracatu, tem o objetivo de dar mais transparência ao uso de recursos hídricos, automatizando o acompanhamento de vazão dos rios mineiros em regiões marcadas pela escassez hídrica.

Serviço
1º Seminário Águas do Cerrado: Sustentabilidade para o Mundo
Local: Plataforma Zoom
Quando: 22 e 23 de março, às 19h
Inscrições antecipadas: http://bit.ly/aguasdocerrado2203
Mais Informações: (34) 3821-4154

Fonte