O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) e o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) alertam para previsão de geadas na madrugada desta terça-feira (29), quarta-feira (30) e quinta-feira (01) em toda a região cafeeira paranaense.

A recomendação para os plantios novos de café, com até seis meses de campo, é enterrar as mudas. Viveiros devem ser protegidos com várias camadas de cobertura plástica ou aquecimento, com a opção de adotar as duas práticas simultaneamente.

Nos dois casos recomenda-se que a proteção seja retirada logo que a massa de ar frio se afastar e cessar o risco imediato de geada. Nas lavouras com idade entre seis meses e dois anos, a recomendação aos produtores é amontoar terra no tronco das plantas até o primeiro par de folhas. Essa proteção deve ser mantida até meados setembro e depois retirada com as mãos.

O Alerta Geada tem o objetivo de auxiliar os produtores a adotarem técnicas para proteção de cafezais. O serviço é destinado prioritariamente à proteção de lavouras com até dois anos de implantação.

Durante o período de operação do sistema, os pesquisadores acompanham as condições meteorológicas na região cafeeira do estado e publicam diariamente um boletim informativo. Além do boletim diário, se houver aproximação de massas de ar frio com potencial de causar danos às lavouras de café, é emitido e amplamente divulgado um pré-alerta com 48 horas de antecedência. Caso as condições para formação de geadas persistam, um novo aviso de ratificação é expedido em até 24 horas antes da previsão de ocorrência do evento.

Avisos

O boletim diário e os alertas de geada podem ser acompanhados no aplicativo IAPAR Clima, disponível gratuitamente na App Store e no Google Play, e no site do IDR-Paraná e do Simepar.

Também é possível receber os avisos pelo WhatsApp. Basta salvar nos contatos o número (43) 3376-2248 e enviar a mensagem “Quero receber o Alerta Geada”.

As informações são do IDR-Paraná.

Fonte