No dia 22 de junho, em evento on-line, a Associação Nacional do Café da Guatemala anunciou que a fazenda El Injerto I de La Libertad, Huehuetenango, ganhou o primeiro lugar no Cup of Excellence da Guatemala (CoE), com um Geisha que pontuou 90,51.

A competição contou com 28 lotes vencedores, todos com mais de 87 pontos. Esses lotes participarão do leilão da Alliance for Coffee Excellence (ACE) no dia 17 de julho. Também foram 11 semifinalistas que participarão do leilão do Vencedor Nacional, realizado de 26 de julho a 6 de agosto.

“Estamos muito felizes e orgulhosos do prêmio que recebemos. Este é um prêmio para todos os produtores de café da Guatemala e, claro, para toda a nossa equipe e seu trabalho árduo, desde aqueles que plantam, selecionam e processam, até aqueles que servem o café nas cafeterias”, explicou Paulina Aguirre, representante do El Injerto I.

A fazenda El Socorro de Palencia ficou em segundo lugar com 90,10 pontos, enquanto que a fazenda Rosma de San Pedro Nécta, Huehuetenango, ficou em terceiro com 90,03 pontos, e em quarto lugar, ficou a fazenda La Reforma y Anexos, de Cuilco, Huehuetenango, com 90,01 pontos. Todos os quatro cafés eram Geisha lavados, as variedades de café vencedoras incluem: Java, Maragogype, Pacamara, SL-28, Bourbon, Dilla Algue, Geisha, Maracaturra e Parainema.

O COE da Guatemala recebeu 175 amostras inscritas, um aumento de 17% em relação a 2020, que contou com 149 amostras. A primeira etapa teve 10 juízes nacionais que qualificaram 83 cafés, sendo 86 pontos a pontuação mais baixa. Em seguida, na etapa Nacional, os 40 principais cafés foram selecionados para serem avaliados em todo o mundo em oito centros globais de café, incluindo Japão, Coreia do Sul, China, Noruega, Austrália, Alemanha e Estados Unidos.

A cerimônia de premiação foi dirigida por Juan Luis Barrios, presidente da Anacafé, ao lado de José Tulio González Escamillam, vice-presidente da Anacafé, e Luisa Fernanda Correa, gerente geral da Anacafé.

Darrin Daniel, Diretor Executivo da ACE e do COE, compareceu remotamente com Keita Matsumoto de Wataru, um dos oito avaliadores globais de café que degustaram o café COE da Guatemala.

Eduardo Ambrocio foi juiz titular da concorrência e Jorge Liquidano, da empresa de auditoria Avance Corporativo, foi responsável pela rastreabilidade dos processos e precisão dos resultados.

As informações são do Global Coffee Report / Tradução Juliana Santin

Fonte