O mundo quando o café era um centavo parece tão distante agora. A turbulência dos tempos espelha muitos dos eventos que ocorreram quase como há 86 anos. Mesmo que muita coisa tenha mudado, ainda resta muito dos tempos em que o café era apenas um centavo. Na década de 1930, o mundo estava cheio de tanto desespero, desgraça e miséria. Infelizmente, porém, a história sempre encontrou uma maneira de repetir eventos que já aconteceram antes. E, hoje, os tempos não são muito diferentes para milhões, quando tudo o que você precisava era um centavo para aquela xícara de café.

Em todo o mundo, as multidões de empobrecidos não vêem fim à sua situação. Mesmo nos Estados Unidos, a situação de tantos continua a crescer. Qualquer tentativa de fechar a maior lacuna de disparidade de riqueza na história é rápida e abruptamente esmagada. Permanece um número crescente e interminável daqueles que são arrastados para o turbilhão do ciclo da pobreza.

Quando o café era um centavo, parecia haver mais civilidade entre as massas. Mesmo nesta hora mais sombria da nação, grande parte desta nação foi mantida unida pelo puro refinamento que a sociedade tinha há muitos anos atrás. Agora, vivemos em uma era de ganância e egoísmo. Nossos líderes de conveniência política tramaram, planejaram e astutamente posicionaram este país longe dos princípios básicos de nossos Pais Fundadores. Ao fazê-lo, corromperam as próprias instituições do governo. Agora, essa xícara de café custa mais de US $ 3,00. O céu proíbe a encomenda e o expresso! Isso é como gastar uma segunda hipoteca. E, claro, a civilidade de nossa nação foi dilacerada, ainda mais por ter Trump na Casa Branca.

O que este atual governo fez junto com nosso congresso desvalorizado só acelerou a queda das nações. De todas as diretivas de política externa, Trump conseguiu criar um mundo mais instável e hostil. Estamos agora prestes a cair em um período de cataclismo de desespero financeiro. Outra Grande Depressão está certamente no caminho.

Foi na Grande Depressão que a frase "amigo você pode poupar um centavo" foi cunhada. Essa frase simbolizava a condição dos americanos que viviam em condições deploráveis. Através da ganância e da postura financeira da elite rica conseguiu acabar com milhões de trabalhadores americanos trabalhando duro. Por todo o país, "amigo do feno você pode poupar um centavo" foi o grito de uma nação arrastada em um período de angústia e tormento. Ainda bem que o café era apenas um centavo. Das cozinhas de sopa às cidades de tendas, os anos 30 evocaram aquela frase de efeito onde "você pode poupar um centavo" significou uma diferença para milhões de americanos.

Mesmo no início dos anos 60, 10 centavos poderiam realmente comprar muitas coisas. Em Nova York você ainda pode pegar aquela xícara de café e andar de metrô. Não é assim hoje. Os preços de tudo aumentaram drasticamente a ponto de milhões serem incapazes de sobreviver. A situação dos pobres, as massas empobrecidas só continuou a aumentar a cada ano que passa.

Nos anos 30, onde as massas famintas faziam fila nas cozinhas de sopa, uma das canções mais populares daquele período usava aquela frase "você pode poupar um centavo" para descrever por que essa nação roubou seus meios de subsistência? Hoje em dia, as nossas próprias políticas governamentais tornaram muito mais fácil para corporações e empresas desviarem seus meios de subsistência, deixando milhões de pessoas abandonadas pelo próprio governo que supostamente ajuda em tempos difíceis.

Claro, hoje existem as chamadas redes de segurança, vale-alimentação, seguro-desemprego e outras agências que devem ajudar. Mas, infelizmente, na maioria das vezes, essas agências são apenas notas de pé do grande sistema burocrático conhecido como nosso governo. E, Trump e o resto dos republicanos, tudo o que eles querem fazer é reduzir ou eliminar todos os que deixam milhões de pessoas a definhar na pobreza aguda.

Quando o café era um centavo, era um período no tempo em que a simplicidade da vida aliviava grande parte da tensão e do tumulto que surgiam daqueles tempos mais difíceis e deprimentes. Hoje, o ritmo da vida é muito mais rápido e estressante em praticamente todos os sentidos. Alguém tem que se perguntar quando você vê panhandlers em quase todos os cruzamentos não é um centavo que eles estão pedindo agora é um par de dólares. E essa é a triste realidade em que vivemos hoje.


fonte por Dr. Tim G Williams