Este ano, a produção de café no estado de São Paulo chegou a pouco mais de 4 milhões de sacas, sendo exclusivamente do tipo arábica. Quando comparado com a safra anterior, os números mostram uma redução de 35,1%.

Com o café praticamente todo colhido, a produtividade média paulista para esta safra ficou em 20,2 sacas por hectare. Os dados foram divulgados nesta semana pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), durante o 3º Levantamento da Safra de Café 2021.

Assim como nos demais estados produtores, o cultivo do café em São Paulo foi afetado, principalmente, pela bienalidade negativa e pelo clima, marcado pela ausência de chuvas durante todo ciclo produtivo. As principais regiões produtoras no estado são Franca, São João da Boa Vista, Garça, Marília e Tupã. A área de produção atual ficou em 198 mil hectares, contemplados basicamente nos municípios citados.

Vale lembrar, ainda, que os efeitos das geadas, ocorridas nos meses de junho e agosto passados, deverão ser sentidos mais na safra de café de 2022, uma vez que o café estava na fase final de colheita quando esse evento climático adverso se manifestou em regiões pontuais.

Fonte