O presidente da cooperativa Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello, afirmou em entrevista ao Notícias Agrícolas que o produtor de canéfora (conilon) já está preparado para iniciar a colheita, que deve acontecer entre o final de abril e começo de maio.

Segundo Luiz Carlos, a produção deste ano deve ser mais elevada quando comparada com 2020, indicando uma recuperação na produção do Espírito Santo e Bahia. Os dados da Conab indicam que o canéfora deve ter um acréscimo de 18% em 2021, número que também fica dentro das expectativas da cooperativa.

Em relação à colheita, ele destaca que o produtor vive um cenário parecido com o ano passado, considerando que o índice de contaminação de Covid-19 na região está mais elevado, e caso seja adotado medidas mais restritas pelas autoridades, as barreiras sanitárias poderiam de alguma maneira atrapalhar a evolução dos trabalhos no campo. No entanto, Luiz reforça que, até o momento, o produtor não enfrenta nenhum entrave e aguarda pelos próximos passos.

Já para a safra de 2022/2023, o presidente afirma que preocupa a alta nos insumos. Ele acredita que muitos produtores podem optar em reduzir os tratos culturais, o que pode comprometer de forma significativa a safra do ano que vem. Como alternativa aos valores elevados e visando diminuir os impactos na produção, o presidente reforça as ações da Cooabriel.

Confira a entrevista completa aqui.

As informações são do Notícias Agrícolas.

Fonte