Um estudo recente é a primeira grande pesquisa a examinar os benefícios de tomar café em três variedades de câncer de pele – descobrindo que mulheres que consomem mais de 3 xícaras de café por dia apresentaram um risco 20% menor de ter carcinoma basocelular (CBC) e homens um risco 9% menor em comparação com aqueles que não tomavam pelo menos uma xícara de café por mês. Beber café descafeinado não teve o mesmo efeito nas chances de câncer de células basais, a forma mais comum de câncer de pele, respondendo por quase 90% de todos os cânceres de pele, deixando os pesquisadores especularem que a cafeína é o ingrediente importante em termos de câncer.

Como a forma mais comum de câncer humano, mais de um milhão de novas incidências de câncer de pele são diagnosticadas a cada ano. As taxas dos três tipos, célula basal, célula escamosa e melanoma mais perigosa, têm aumentado a cada ano. O aviso mais comum da abordagem do câncer de pele é uma alteração na aparência da sua pele (um novo crescimento ou dor que não vai sarar).

Pesquisas anteriores sugeriram que o consumo de café pode oferecer alguma proteção para o câncer de pele não melanoma, no entanto, os resultados não foram consistentes e vieram principalmente de animais ou de estudos em laboratórios.

Esta pesquisa mais recente envolveu examinar os efeitos de tomar café no risco de câncer de pele em mais de 110.000 indivíduos que participaram de dois grandes estudos.

Os sujeitos foram acompanhados por 22 a 24 anos, em média. Durante esse período, pouco mais de 25.000 casos de câncer de pele ocorreram. Estes incluíram todos os três tipos – quase 21.000 carcinomas basocelulares, pouco menos de 2.000 carcinomas espinocelulares, com 740 dos melanomas mais graves.

A equipe viu que quanto mais café com cafeína um sujeito bebia, menor era o risco de carcinomas basocelulares, mas não os outros dois tipos.

Alguns pesquisadores acreditam que é provável que a cafeína tenha algum efeito protetor, já que o risco de desenvolver câncer de pele era inverso (diminuiu quando outra medida subiu) relacionado ao consumo de café.

É difícil dizer por que o café pode ajudar com um tipo de câncer, mas não com outros. Pode ser que a biologia dos diferentes tipos de câncer de pele seja um fator. A cafeína parece ajudar a parar o câncer de pele, matando o pequeno número de células pré-cancerosas, que foram danificadas pelo sol e atualmente estão se dividindo. Eles precisam ser removidos do corpo, antes que eles tenham chance de causar algum dano, e a cafeína parece fazer isso.

Além do café e do chá, outras fontes ricas de cafeína são as nozes-de-cola e os grãos de cacau, e a cafeína também pode ser encontrada em alguns remédios para dor sem receita, remédios para resfriado e pílulas dietéticas. Interessante que a cafeína é conhecida por ser um analgésico leve e aumenta a eficácia de outros medicamentos.

É claro que existem muitos passos que você pode tomar, muito mais eficazes do que contar com os benefícios de tomar café para impactar seu risco dessa forma mais comum de câncer de pele. Se você for de pele clara, consultar um dermatologista regularmente e remover tumores suspeitos antes que causem problemas é fundamental. Como evitar queimaduras solares em qualquer idade da vida. Se você mora em uma área que recebe altos níveis de radiação UV, também corre mais risco e deve se disfarçar e procurar sombra quando estiver ao sol, principalmente nos horários de pico. Os pesquisadores também estão analisando os efeitos de tomar café e depois sair ao sol. Também estão em andamento investigações sobre a adição de cafeína ao filtro solar, para torná-lo muito mais eficaz contra o câncer de pele.

fonte por Kirsten Whittaker