Se você quiser aproveitar ao máximo o sabor que seu café tem para oferecer, há algumas coisas que você precisa saber! Fizemos uma lista com os principais métodos de preparo para que você se surpreenda e faça um café com todo sabor.

Devemos nos atentar a 3 pontos principais: proporção, moagem e tempo de extração.
  

Filtro de papel ou de pano

filtrado

Proporção: 10g café / 100ml de água
Moagem: Média-Fina
Tempo de extração: 2:30’ ~ 3:00’ min
Vamos começar escaldando o filtro com água quente para eliminar o gosto de papel ou de antigos cafés preparados, no caso de filtros de pano. Isso também permite preaquecer o recipiente no qual estaremos preparando o café.
Retire a água do fundo do recipiente e despeje o café moído. Em seguida, despeje a água em cima do café, de maneira a apenas molhá-lo por inteiro. Deixe o café reagir por aproximadamente 15 segundos* e então despeje o restante da água de maneira contínua. Seu café está pronto!
*Estes 15 segundos permitem ao café liberar todo o sabor e aroma que ele possui. 

 

Nossa dica: Procure por torras mais claras, micro-lotes e cafés mais exóticos com paladares mais suaves.
A proporção ideal pode variar de 7g/100ml a 11g/100ml dependendo da torra, moagem, filtro e utensílio utilizado.

 

Cafeteira italiana

moka-1

Proporção: Tambor completo
Moagem: Média-Grossa
Tempo de extração: até o café subir por completo
Limpe bem o tambor no qual estaremos colocando o café moído e preencha o reservatório de água até a válvula. Em seguida, encaixe o tambor e fixe a parte superior de sua cafeteira italiana. Leve ao fogo até o reservatório superior estar completo. Café fresco prontinho!
*Prensar o café moído no tambor faz com que o gosto do café seja mais forte.
Nossa dica: Coloque um pouco de água no reservatório superior (para onde o café vai). Isso evita que o café entre em contato direto com o metal quente e ressalte o sabor de queimado.

 

Máquina de Espresso

photo-21-03-16-16-27-11
Proporção: Tambor completo
Moagem: Fina
Tempo de extração: 25 ~ 30 segundos
Primeiramente, limpe bem o tambor onde será colocado o café moído para evitar que outros sabores interfiram na preparação. Em seguida, preencha-o com o café até o topo, sem prensá-lo. Use seu dedo para tirar o excesso.
Verifique se a água já está aquecida e então encaixe o tambor. Agora deixe a máquina fazer o resto!
Nossa dica: Se você preferir um café mais forte, preencha o tambor até o topo e pressione. Em seguida, adicione mais café.
 

French Press

french

Proporção: 45g café / 500ml água
Moagem: Grossa
Tempo de extração: 4:30’ ~ 5:00’ min
Comece esquentando a sua FrenchPress simplesmente adicionando a ela um pouco da água já aquecida. Isso ajudará a manter a temperatura ideal para a extração.
Uma vez que o café estiver moído, jogue fora a água usada para esquentar a FrenchPress. Adicione o café moído, em seguida água (até a metade do copo) e dispare o cronómetro. Após 1 minuto, dê uma leve mexida, de preferência com uma colher de madeira, rompendo a camada superior mais grossa. Complete a FrenchPress com o restante da água. Cubra com a tampa e permita que a água extraia todo o sabor do café.
Aos 4 minutos pressione o filtro. Seu café está pronto!

 

Nossa dica: Devido ao longo tempo de infusão, a bebida libera mais cafeína, por isso sugerimos usar este método pela manhã. Esta proporção serve até 6 pessoas, e é uma ótima opção para reunir bons amigos e familiares.

Água

Não poderíamos encerrar esse post sem destacar a importância fundamental da água para o preparo de um bom café. Dê preferência para uma água livre de cloro e calcário e você perceberá uma diferença no gosto do seu café.
Além disso, a temperatura na qual a água é despejada também é um ponto crítico. A água muito quente ocasiona a queima do café e destrói os óleos aromáticos responsáveis em sua grande maioria pelas notas sensoriais da bebida. A temperatura ideal é entre 93 e 97 graus Celsius.
Da próxima vez que for preparar sua bebida, muita atenção nesta etapa. Se a agua ferver, não tem problema, retire do fogo e deixe descansar por 1 minuto. Depois, mexa com uma colher para que volte a oxigenar.

 

Fonte: Have a Coffee

Autoria: Redação do Have a Coffee