O Instituto Biológico (IB-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, comemora 94 anos. No próximo domingo (21), às 10h, a população poderá participar de visitas monitoradas ao cafezal urbano do Instituto, considerado um dos maiores do mundo, conhecer a exposição Planeta Inseto, único zoológico de insetos do Brasil, e brincar em um espaço ao ar livre. O evento é gratuito.

O Instituto Biológico é referência em pesquisas na área de sanidade animal e vegetal, além de proteção ambiental e pragas urbanas. Neste mês de novembro, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo também celebra seus 130 anos.

De acordo com a diretora do Instituto Biológico, Ana Eugênia de Carvalho Campos, o evento de comemoração ao aniversário do IB é realizado em conjunto com a comunidade, por meio do jornal Pedaço da Vila, Feira do Bem, Associação dos Moradores da Vila Mariana e da República da Vila Mariana.

“O IB sempre teve por princípio essa aproximação com a comunidade e nada mais justo que comemorar essa data tão importante com a participação da população, que se beneficia direta ou indiretamente das nossas pesquisas. Resolvemos fazer esse evento neste momento em que temos altos índices de vacinação da população e melhora nos indicadores da pandemia, mas respeitando todo o protocolo contra a covid-19, como o distanciamento, uso de máscaras e de álcool em gel, ambiente aberto e bem ventilado”, afirma.

O evento contará com mais de 60 barracas de produtos autorais de artesãos ligados a Feira do Bem, praça de alimentação com food trucks e música ao vivo. Para as crianças, haverá brincadeiras, brinquedões e oficinas espalhados pelos jardins do IB.

“O público poderá fazer visitas monitoradas ao nosso cafezal urbano, matar a saudade da exposição Planeta Inseto, além de ter a oportunidade de conhecer o trabalho dos pesquisadores das áreas de parasitologia vegetal e animal e pragas urbanas, que estarão respondendo dúvidas dos visitantes. Nossa ideia é aproximar nossas pesquisas da população, mostrar a importância da ciência e de instituições de pesquisa para o desenvolvimento do país”, explica Ana Eugênia.

A história do Instituto

Fundado em 1927, o Instituto Biológico tem muitas contribuições relevantes para a sanidade animal e vegetal brasileira. A fundação do IB atendeu a um ideal paulista e principalmente dos produtores rurais para a criação de um órgão que cuidasse da sanidade do café, maior riqueza do estado na época.

Com o aparecimento de uma terrível praga nas lavouras de café em 1924, chamada broca, um grupo de cientistas se juntou para achar uma solução. Com o sucesso do controle da broca por um inseto vindo da África e que era seu inimigo natural, foi apresentado na Assembleia Legislativa a importância do hoje conhecido como IB, referência no Brasil e no mundo em pesquisas na área de sanidade animal e vegetal, proteção ambiental e pragas urbanas.

O Instituto é considerado estratégico pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo para que o agro paulista e brasileiro ganhe e mantenha seus produtos nos principais mercados consumidores do mundo.

Esta relevância, segundo a diretora geral do IB, se dá pela instituição trabalhar com saúde, seja ela das plantas, dos animais, do meio ambiente e, consequentemente, dos consumidores. “O IB está sempre antenado às exigências do mercado e da população nas questões relacionadas ao alimento seguro. Nossas pesquisas estão focadas na solução desses problemas”, afirma.

Para garantir a saúde de todo esse ecossistema, o IB atua no desenvolvimento científico, na participação de programas estratégicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), além de prestação de serviços para o setor de produção. Por ano, mais de 200 mil diagnósticos são realizados pelo Instituto de pesquisa paulista, por exemplo.

Os resultados alcançados pelo IB não se limitam apenas ao Estado de São Paulo e ao Brasil, mas são usados também em outros países. Em outubro deste ano, por exemplo, a Secretaria de Agricultura, por meio do IB, assinou protocolo de intenções com a Universidade Estatal Amazônica do Equador (UEA), para estabelecer uma agenda de trabalho em comum, com ações de formação, compartilhamento de dados e outras estratégias para o fortalecimento do agro das nações.

Cafezal urbano e planeta inseto

O cafezal urbano do IB, que poderá ser visitado pelo público do evento, é um dos maiores do mundo, com mais de dois mil pés de café, em uma área de 10 mil m², cultivados em sistema orgânico. O cafezal serve, atualmente, para condução de estudos relacionados a pragas e doenças e é utilizado para educação ambiental e divulgação científica.

No ano passado, o IB e Nestlé assinaram acordo para ampliar os estudos no cafezal, com investimentos que visam conciliar pesquisa, desenvolvimento e inovação em prol do café sustentável. O cafezal do Instituto Biológico pode ser visitado mediante agendamento via planetainseto@biologico.sp.gov.br.

Outra atração que promete chamar a atenção é o Planeta Inseto, exposição permanente do Museu do Instituto Biológico, que visa mostrar a importância dos insetos para o meio ambiente e como ele está no dia a dia das pessoas. No Planeta Inseto, o público pode ver abelhas produzindo mel, formigas trabalhando em equipe, cupins reciclando materiais orgânicos e bicho-pau se escondendo entre galhos de árvores.

A exposição foi temporariamente fechada em março de 2020, devido a pandemia. “Agora, estamos passando por melhorias tanto do ponto de vista estrutural, como expositivo. No ano que vem, devemos abrir nosso museu totalmente revitalizado para a população. Enquanto isso não ocorre, o nosso público poderá matar a saudade dos insetos no Instituto Biológico de Portas Abertas. Em breve, devemos anunciar a reabertura da exposição em um outro espaço, enquanto a obra do Museu não é finalizada”, conta Ana Eugênia.

Serviço
94 anos do Instituto Biológico – IB de Portas Abertas
Quando: 21 de novembro (domingo)
Horário: 10h às 19h
Endereço: Rua Conselheiro Rodrigues Alves, 1252 – Vila Mariana – São Paulo (SP)

Fonte