Entre os dias 20 e 23 de janeiro, Ilicínea (MG) será palco do BSCA Micro Region Showcase, evento realizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Apex-Brasil. A anfitriã é a Cocatrel.

Voltado para a capacitação do produtor e comercialização dos cafés especiais, o programa trará 20 profissionais internacionais, vindos de países como China, Estados Unidos, Suécia, Servia, Canadá, Taiwan, Singapura, Rússia e Austrália.

Em relação ao Showcase, foi aberto um edital para os cafeicultores interessados em enviar amostras de seus cafés, com requisitos como produção em altitudes acima de 1.200 metros e pontuação a partir de 88 pontos. Durante a semana, os compradores internacionais irão provar as amostras, que receberão lances durante o leilão que será realizado na quinta-feira (23).

Também na quinta acontece o Simpósio para capacitar e informar os produtores da região em relação à produção dos cafés especiais. “Práticas de pós-colheita”, “Estudos de fermentação na pós colheita” e “Competitividade e sustentabilidade na produção de cafés especiais” são os temas das palestras gratuitas que estarão na programação do dia.

“A Cocatrel acredita que capacitação e informação transformam a realidade dos produtores, que passam a ter conhecimento para tomar decisões assertivas nas suas propriedades. É por isso que estamos sempre apoiando e realizando eventos como esse que, além do intuito de capacitar, conecta as duas pontas da cadeia, colocando o produtor diretamente em contato com o comprador. A região de Ilicínea e Guapé têm se destacado pela excelente qualidade dos cafés e foi por isso que decidimos levar o evento para lá, o que trará muita visibilidade não só para as cidades, como também para a cooperativa, reforçando a importante posição da Cocatrel no cenário mundial do café”, afirma Marco Valério Araújo Brito, presidente da Cocatrel.

Na sexta-feira (24), os visitantes irão à cidade de Três Pontas para conhecer as instalações da cooperativa. 

As informações são da Cocatrel.


Fonte