A Fairtrade International e sua filial nos Estados Unidos, a Fairtrade America, estão compartilhando lições obtidas em três anos de trabalho envolvendo cafeicultores do Quênia como parte do projeto da Academia do Clima do grupo na África Oriental.

A agência de certificação sem fins lucrativos está promovendo um guia escrito junto com uma série de vídeos de instrução que podem fornecer ferramentas úteis de adaptação e mitigação das mudanças climáticas aos agricultores de todo o mundo e de vários setores agrícolas.

Naturalmente, os cafeicultores individuais tendem a deixar as menores pegadas de carbono na cadeia de abastecimento do café – enquanto a expedição, a torrefação, o transporte e o varejo representam as maiores. No entanto, espera-se que os cafeicultores sejam os grupos mais imediatos e severamente afetados na cadeia, uma vez que o cultivo do café requer condições climáticas específicas.

O guia e os vídeos do Fairtrade, que são traduzidos em cinco idiomas e compartilhados pela organização irmã Fairtrade África, enfocam amplamente as estratégias de redução de carbono no nível da fazenda para mitigar as mudanças climáticas, enquanto alguns se concentram na resiliência e adaptação, como plantar árvores de sombra.

O Fairtrade lançou sua Academia do Clima na África Oriental há três anos com foco na diversificação de culturas, em melhores práticas agrícolas e em ênfase em fontes de energia renováveis. O programa envolveu a participação de mais de 8.500 cafeicultores do Quênia.

“Quando se trata de café, muitas vezes vendido a preços baixos, os agricultores consideram as questões climáticas, incluindo o aumento de pragas, doenças de propagação mais rápida e clima imprevisível, como o maior problema que enfrentam para ganhar uma renda habitável”, comentou a Fairtrade América em um anúncio da série de vídeos. “Chuvas irregulares, períodos de seca severa e aumento das temperaturas levam a rendimentos extremamente incertos para as pequenas propriedades”.

Além dos recursos disponíveis publicamente, a Fairtrade International está fazendo parceria com o Instituto Internacional de Pesquisa para o Clima e a Sociedade (IRI) para um painel de discussão on-line sobre café e mudança climática no dia 25 de junho. Mais informações sobre esse evento podem ser encontradas aqui.

As informações são do Daily Coffee News / Tradução Juliana Santin

Fonte