Como bom amante de café, você sabe que existem cafés e cafés. No Brasil, os mais populares são o café expresso e o café coado. Ambos possuem características muito distintas, que interferem no sabor e textura. Você sabe quais as principais diferenças entre esses dois tipos de café? Não? Então confira o nosso artigo e descubra.

Tipos de Café

MODO DE PREPARO

A diferença mais fácil de ser notada é o modo de preparo. O café coado, como o próprio nome sugere, é coado em filtro de papel ou tecido. O método de preparação é, sem dúvida nenhuma, o mais tradicional entre todos os cafés, não só em terras tupiniquins, como também nas nações escandinavas e no Japão.

Já o café expresso é produzido em uma máquina especial e a quantidade de pó por volume de água é consideravelmente maior. Vale destacar que o preparo é prático e rápido. A origem desse café é italiana, e na Europa esse é o tipo mais popular da bebida.

TEMPERATURA

A temperatura dos dois cafés também difere um pouco. Enquanto o café coado é feito com água aquecida entre 90 e 95 ºC, o processo para o preparo do café expresso se dá unicamente a 90 ºC, associado à alta pressão (9bars).

QUANTIDADE DE CAFEÍNA

Segundo baristas, o café coado possui maior concentração de cafeína e isso ocorre porque nesse tipo de preparo o café fica mais tempo em contato com a água, o que faz com que uma maior quantidade de cafeína seja extraída do pó.

Só para se ter uma ideia, uma xícara de café expresso contém de 90 a 200 mg de cafeína, enquanto a xícara do tradicional café coado tem entre 150 e 300 mg da substância. Mesmo diante desses dados, o teor de cafeína não depende apenas do tipo de café. Na verdade, fatores externos como a quantidade de água utilizada, tempo de contato da água com o café e tipo de pó também influenciam nesse aspecto.

DENSIDADE E CREMOSIDADE

O café coado é menos denso do que o café expresso, justamente porque mantém contato com a água por mais tempo. Por outro lado, o café expresso costuma ser mais forte, consistente e concentrado. Isso ocorre porque o volume de pó é proporcionalmente maior, enquanto o contato com a água é menor, se comparado com o café coado. O café expresso chega a ser até mais cremoso, apresentando por vezes uma espuma decorrente da alta pressão.

AROMA E SABOR

Pelos mesmos motivos acima mencionados, o aroma e o sabor do café expresso são mais característicos e marcantes. A acidez também é mais acentuada. O café coado tem o cheiro agradável e um sabor delicioso, porém muito mais suave. No caso não há um mais saboroso que o outro, é questão de gosto mesmo!

E aí, agora você já sabe diferenciar um café do outro? Você prefere um bom expresso ou não abre mão do café coado? Não se esqueça de deixar as suas opiniões nos comentários! Continue ligado no nosso clube e até a próxima!

 

Fonte: Clube Café

Autoria: Redação Clube Café