Na última segunda-feira (27), a Cooabriel divulgou os 10 cooperados finalistas do XVIII Concurso Conilon de Excelência Cooabriel. Foram avaliados 137 lotes de café canéfora (conilon) safra 2021, produzidos pelos cooperados, com o total de 149 inscritos.

As provas ocorreram na última semana em São Gabriel da Palha (ES), onde os lotes foram avaliados obedecendo os pré-requisitos contidos no regulamento com análises física e sensorial do grão. Nesta edição do concurso, a premiação será de forma direta (sem categoria específica).

De acordo com o gerente de armazém e degustador da Cooabriel, José Carlos de Azevedo, os resultados estão surpreendendo. “Recebemos o dobro de inscrições e a qualidade também aumentou. O concurso evolui a cada ano”, disse.

O especialista em qualidade, Vanildo Págio, que há onze anos acompanha o concurso da Cooabriel, também ressaltou a qualidade das amostras. “Nunca na história do concurso da Cooabriel a pontuação foi tão alta. Isso é resultado do trabalho de diferenciação que a cooperativa tem feito. São cafés com características sensoriais muito além da média e nuances muito agradáveis”, afirmou. Conheça os finalistas: 



A ordem de classificação dos finalistas, bem como os três primeiros colocados e o nome do campeão, serão conhecidos no dia 6 de novembro, em evento em São Gabriel da Palha. Na ocasião será feita a negociação dos lotes finalistas por meio de leilão, conduzido com a presença de especialistas. A cerimônia de premiação reunirá cafeicultores e renomadas lideranças da cafeicultura.

Segundo o professor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Lucas Louzada, que também compõe o time de degustadores, o trabalho desenvolvido em parceria entre a Cooabriel e o Ifes – campus Venda Nova do Imigrante para a qualidade do café conilon, contribui com a evolução da pontuação. “Para 2022, iremos ampliar a quantidade de produtores participantes, o que irá permitir um aumento ainda maior desses resultados”, finalizou.

Fonte