A Federação Nacional de Produtores de Café (FNC) publicou o “Protocolo Covid-19 para cafeicultores”, que fornece um passo a passo detalhado para impedir a disseminação do novo coronavírus, especialmente no momento da colheita.

O protocolo abrange tópicos como cuidados básicos para interrupção da cadeia de transmissão de coronavírus, preparação e uso de soluções desinfetantes, uso de elementos de proteção individual, atividades de limpeza e desinfecção, isolamento social preventivo e medidas para fazendas.

Também foram incluídas recomendações para fazendas que exigem trabalhadores locais ou externos, o que inclui medidas sanitárias rigorosas para entrada, alojamento, alimentação e recreação na mesma fazenda, sem a necessidade, por exemplo, de ir à cidade e correr riscos de contágio.

Vale ressaltar que o país espera colher cerca de 6,5 milhões de sacas de café até o mês de junho, o que requer cerca de 135 mil trabalhadores. “Consciente de que a saúde dos produtores e de suas famílias é a coisa mais importante, criamos o protocolo com base nas recomendações das autoridades sanitárias, com o intuito de contribuir com o país e evitar a disseminação da doença”, afirma o gerente geral do FNC, Roberto Vélez.

As informações são do Lafm.

Fonte