O Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), por meio do Programa Produtor Informado, lança cursos on-line gratuitos para cafeicultores brasileiros e atores da cadeia. A iniciativa, feita em parceria com a Plataforma Global do Café Brasil (GCP) e com a Microsoft, quer promover a sustentabilidade na agricultura e a inclusão digital no setor cafeeiro, permitindo que os cafeicultores atendam às exigências dos mercados com critérios ESG.

O curso de sustentabilidade, com 14 aulas, baseia-se no Currículo de Sustentabilidade do Café e aborda temas como manejo do solo, uso de água, legislação trabalhista, certificações, segurança, saúde, bem-estar e critérios ESG. 

Já os cursos de tecnologia estão reunidos em três módulos. O módulo básico abrange Letramento Digital, enquanto o intermediário ensina a trabalhar com Excel, Word e PowerPoint. Por fim, o avançado trata das habilidades específicas para gerenciamento de dados e de projetos.

Os cursos são independentes, e o aluno precisa estar vinculado a uma instituição parceira do Programa Produtor Informado. O acesso é feito individualmente ou por grupos organizados por técnicos de cooperativas e outras instituições do setor. Há ferramentas de acompanhamento e performance de grupos, emissão de certificado e conteúdos extras, como cartilhas e planilhas básicas. 

A transformação do Programa Produtor Informado em plataforma EAD busca ampliar a disseminação e o acesso ao conhecimento a milhares de produtores e profissionais. Desde sua criação, 2006, ele já capacitou cerca de 7 mil profissionais, de mais de 130 cidades, em seis estados.

Mais informações: Cecafé
Inscrições: https://produtorinformado-ead.com.br/login

Fonte