Como amante de café, hesitei em começar minha pesquisa sobre os efeitos adversos do café. Embora eu tenha ficado feliz em saber que minhas duas xícaras todas as manhãs são consideradas apenas uma modesta quantidade de café; uma quantidade moderada seria de três xícaras. No entanto, se você está consumindo um bule de café por dia, estamos falando de quase dez xícaras de café. Então, sim, beber uma xícara de café sozinho é ruim. Aqui está o porquê:

A cafeína no café é um estimulante do sistema nervoso central. Embora possa aumentar o estado de alerta, reduzir a fadiga, melhorar o humor, melhorar o tempo de reação e melhorar o desempenho, consumir muito pode fazer mais mal do que bem. Os efeitos colaterais desagradáveis ​​de uma overdose de cafeína incluem:

  • Tremores e tremores
  • Dificuldades em cair e permanecer dormindo à noite
  • Nervosismo, tontura; especialmente profundo naqueles com pânico ou ansiedade
  • Desconforto estomacal e distúrbios digestivos
  • Fadiga extrema ao acordar de manhã

Muito provavelmente, você não acordou um dia e bebeu uma panela inteira de café. Como o seu hábito de café tomou conta, assim como a dependência do seu corpo, resultando em nada menos do que um vício. A cafeína imita os neurotransmissores naturais do seu corpo que são responsáveis ​​pela transmissão dos impulsos nervosos. Demasiada cafeína envia seu sistema nervoso em overdrive e seu corpo responde reduzindo sua própria produção de neurotransmissores. O resultado é que o cérebro e os nervos dependem agora dessa fonte externa de neurotransmissores apenas para funcionar normalmente.

Outra teoria sugere que a cafeína torna-se viciante quando seu corpo falha após seu estado temporário de percepção e alerta. Você pode acabar se sentindo mais lento ou fatigado do que antes de começar a beber seu café, fazendo com que você volte para mais; e o ciclo continua.

Ironicamente, o seu amigo que desfruta de uma ou duas xícaras de café por dia colhe os mesmos benefícios do café que seu pote completo lhe oferece. Seu corpo construiu uma tolerância para que você possa lidar com mais, mas você também precisa de mais. A boa notícia é que, com algum trabalho, você pode reduzir seu consumo. Quando você faz, a quantidade moderada de três xícaras por dia irá satisfazê-lo completamente e seu corpo voltará a operar adequadamente sob seu próprio vapor.


fonte por Elizabeth Dennis