O armazenamento adequado do café faz muita diferença no gosto do café quando você o usa. Aqui estão algumas dicas para armazenar grãos de café e café moído para manter sua degustação o melhor possível.

Para armazenamento de café torrado, use um recipiente cerâmico hermético que bloqueie a luz. O recipiente de cerâmica precisa de um selo de borracha ao redor da tampa para que o ar não entre.

Encha a vasilha de cerâmica até o topo com café integral para manter o ar no mínimo. O café torrado com grãos inteiros dura de uma a duas semanas, quando armazenado dessa maneira em temperatura ambiente.

Fique longe de recipientes de plástico ou metal, pois eles podem alterar o sabor do seu café. Se você usar uma caixa de vidro transparente, mantenha a luz afastada, guardando-a em um armário escuro.

A verdade sobre o café moído é que ele só será armazenado por alguns dias. Mas você deve pelo menos afastar o ar usando um recipiente de cerâmica hermético que bloqueia a luz.

É por isso que triturar seus próprios grãos vale a pena e também é realmente simples. Tentar manter o café moído fresco é quase impossível.

Você até ouvirá algumas pessoas sugerindo congelar grãos inteiros ou café moído, mas eis por que essa é uma má idéia. As moléculas de água não se ligam apenas aos grãos de café e café moído, mas também às embalagens.

Quando a água entra em contato com a superfície de um grão de café, forma-se gelo ao seu redor. Os grãos de café torrados são porosos, portanto, quando o gelo derrete, deteriora o sabor e a qualidade do café.

E o armazenamento de café na geladeira? Absolutamente não. A névoa fria constante na geladeira liga-se a todo o grão ou café moído e a água é inimiga do café durante o armazenamento do café.

O armazenamento de café à temperatura ambiente funciona bem para o café que você usará dentro de uma a duas semanas após a compra, se esses elementos puderem ser eliminados.

Água

Luz

Oxigênio

Calor

Se você quiser sempre ter um bom café com sabor, compre café integral e moa antes de fazer uma panela nova. Compre apenas a quantidade de café que você pode consumir dentro de uma a duas semanas.

O armazenamento adequado do café manterá o sabor do café da melhor maneira possível.

Copyright © 2005 Best-Coffee-Makers-Online.com. Todos os direitos reservados.


fonte por Gary Gresham