A Associação Nacional do Café da Guatemala (Anacafé) e a Alliance for Coffee Excellence (ACE) lançaram a terceira edição do leilão de café “One of a Kind Guatemala”, com o objetivo de expandir o acesso ao mercado para os produtores enquanto apresenta nano e micro lotes inovadores da Guatemala. O leilão, que será realizado em 3 de agosto, ajudará a apresentar produtores de qualidade menos conhecidos ao mundo.

“Entendemos que uma das tendências de consumo de café está voltada para nano e micro lotes de grãos únicos, que possuem processos diferenciados em seu desenvolvimento. Assim, para este leilão, identificamos como processo de inovação todas as práticas realizadas após a colheita”, afirma Ana Lucrecia Glaesel, Coordenadora de Marketing da Anacafé.

Este leilão é aberto aos produtores cadastrados na Anacafé, que tenham lotes de café exportável de cinco a oito caixas de 30 kg. Na primeira fase, serão selecionados os 20 melhores cafés com mais de 86 pontos e leiloados no dia 3 de agosto ao preço de abertura de US$ 5,50 a libra. Espera-se que o leilão proporcione aos produtores acesso ao mercado e preços bem acima dos disponíveis no mercado internacional de café.

“O leilão é uma grande oportunidade de provar os pequenos tesouros da Guatemala. Os produtores fazem uma grande diferença com processos experimentais em variedades tradicionais, e foi uma surpresa quando provamos esses cafés. Encontramos algumas complexidades agradáveis e sabores únicos nos perfis de xícara. O mais importante para nós é que, ao retirar esses resultados das variedades tradicionais, os produtores continuarão cultivando-as e não as substituirão por variedades exóticas, fazendo com que isso faça parte dos cafés guatemaltecos para o futuro”, disse Sed Penny Skordaki, analista de controle de qualidade e especialista em fornecimento da Roasters Kolektiva.

Conjuntos de amostras estão disponíveis para pré-venda por US$ 225 até 30 de abril, e todos os importadores, torrefadores e cafeterias estão convidados a participar como compradores neste leilão exclusivo.

Para mais informações, visite o site.

As informações são do Global Coffee Report / Tradução Juliana Santin 

Fonte