A atualização do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) do café canéfora, elaborada pela Embrapa para cultivo e produção, já pode ser consultada no site do MAPA. O zoneamento é um estudo de probabilidade a partir de análise de variáveis como temperatura, tipo de solo e disponibilidade hídrica. O Zarc delimita regiões e épocas de cultivo em categorias de risco climático. 

São dois estudos: o primeiro identifica municípios com menor risco para o ciclo anual de produção (considerando o café programado, em produção). Uma vez definidas as regiões adequadas à produção, o segundo estudo define as épocas de menor risco para a implantação do café (considerando o plantio de mudas).

Esta atualização também traz novidades, como o sistema de classificação de solo em seis ADs, que são classes de solo que determinam a capacidade de água disponível para a planta, além de diferenciar dois sistemas de produção (sequeiro e irrigado). Tudo isso como resultado do aprimoramento da metodologia de zoneamento e da incorporação de novos conhecimentos desde a última edição do Zarc para o canéfora, em 2010. 

Os principais riscos climáticos que parametrizam este zoneamento são o déficit hídrico em sistema de sequeiro e temperaturas muito baixas (geada) ou muito elevadas. 

Os dados são cruzados com a frequência do risco climático extraída de 3,5 mil estações secundárias espalhadas pelo país, com histórico de trinta anos. Após o trabalho de parametrização e simulações, feito pela Embrapa Agricultura Digital, o material teve pré-validação de quinze  pesquisadores de fitotecnia e melhoramento genético do café canéfora da Embrapa.

Aplicativo gratuito 

Para ajudar produtores e agentes da cadeia a acessarem as informações oficiais do Zarc, a Embrapa Agricultura Digital também desenvolveu o aplicativo Zarc-Plantio Certo, disponível gratuitamente para sistemas operacionais Android (Google) e iOS (Apple).

O aplicativo traz informações das diferentes taxas de riscos (20%, 30% e 40%) de perdas por eventos meteorológicos adversos, atrelados às suas respectivas épocas de planejamento. 

Fonte: MAPA (para mais informações sobre o app, clique aqui)

Fonte