A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, anuncia os vencedores da 5ª edição do Concurso NossoCafé: os produtores Geovane dos Santos Matos, de Alto do Jequitibá (MG), na categoria café natural, e Estevão Denizar Douro, de Marechal Floriano (ES), na categoria café cereja descascado.

Ambos terão seu lote adquirido pela Yara e serão homenageados com seu nome e dados de sua propriedade estampados nas embalagens NossoCafé, que serão distribuídas globalmente pela companhia. Além disso, a empresa também oferece aos vencedores o curso de Q-Grader da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA).

“Foi muito gratificante participar de um concurso da Yara, que é uma empresa que a gente é parceiro há tanto tempo. Nossa propriedade fica na região de Montanhas do Espírito Santo, temos um microclima e um terroir privilegiado para produção de cafés especiais e isso aliado a boa nutrição da planta, nos permite ter uma produtividade na lavoura e entregar um café de excelência na xícara”, comenta o vencedor capixaba, Estevão Denizar Douro.

A Diretora Executiva da BSCA, Vanusia Nogueira, comenta suas impressões sobre esta edição: “Um concurso de qualidade como este sempre nos dá muita alegria, pois nos permite acompanhar a evolução de muitos produtores e descobrir outros que passaram a trilhar o mesmo caminho. A BSCA muito se orgulha por apoiar a iniciativa NossoCafé Yara e apoiar a valorização de trabalhos realizados por famílias das mais diversas regiões produtoras de café do Brasil”.

Promovido anualmente, o Concurso NossoCafé tem como objetivo promover a produção nacional de cafés de alta qualidade, reforçando a importância da nutrição equilibrada em todo o ciclo produtivo da cultura. A 5ª edição arrecadou 120 amostras de cafés de diversas regiões do Brasil, sendo: 82 na categoria café natural e 38 na categoria café cereja descascado. As amostras vencedoras foram classificadas segundo protocolos da Specialty Coffee Association (SCA).

“Em 2021 o Brasil deve produzir quase 47 milhões de sacas de café, de acordo com dados da Conab e, apesar de todos os desafios enfrentados este ano, estamos muito orgulhosos em avaliar a qualidade dos nossos produtores e colaborar com cada um, oferecendo os nutrientes e as soluções necessárias para que eles continuem colhendo safras produtivas e com qualidade”, comenta Kaio Dias, especialista agronômico da Yara.

O resultado do Concurso está disponível no site .

Fonte