Há cinco décadas, a cafeicultura do Cerrado Mineiro iniciava uma jornada rumo à excelência, quando produtores nativos e outros que migraram de estados como São Paulo e Paraná investiram e criaram cooperativas, associações e a Federação dos Cafeicultores do Cerrado. O empenho transformou a região num polo de cafés especiais, sendo a primeira região no Brasil a conquistar a Denominação de Origem. Recentemente, o Cerrado Mineiro atingiu a marca de um milhão de sacas com o selo, concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), destinado aos produtores com processo de produção singular, que resulta em um café com características exclusivas. 

A Stoller do Brasil e seu conceito Café 360° eternizaram a história do Cerrado Mineiro e de produtores premiados numa websérie dividida em seis episódios, que valorizam o trabalho dos cafeicultores premiados. Apresentado pela jornalista Paula Varejão, o primeiro episódio convida a todos para conhecer a história da região, a inspiração e a dedicação que transformaram os cafeicultores em especialistas premiados. 



O segundo episódio, também já disponível no YouTube, mostra a trajetória e a inovação de Danilo Barbosa, produtor de cafés especiais e proprietário do D. Barbosa Coffee, atual campeão do Cup of Excellence, concurso de qualidade de cafés, além de acumular também o prêmio de campeão do Concurso Cerrado Mineiro. Danilo relata que o segredo do sucesso é acreditar na capacidade de produzir o melhor café, ouvir e aprender com outros produtores. E, ainda, conta como foi o processo usado na fazenda para a produção de cada safra campeã.

“Conheci com mais profundidade os produtores do Cerrado Mineiro. Desenvolvi um olhar, um entendimento da dinâmica da região e porque ela deu tão certo. E muito se deve às pessoas, ao profissionalismo dos produtores e a organização e união entre todos”, analisa a apresentadora.

No dia 3 de novembro, será a vez de conhecer a história do Café Santiago e conhecer a visão de negócios de Elmiro Alves, cafeicultor de sucesso na região do Alto Paranaíba. Qualidade reconhecida em 2019, o Café Santiago conquistou o prêmio da illycaffè de melhor café do Cerrado, sendo considerado o terceiro melhor do Brasil e está entre os 40 melhores do mundo. Em 2021, foi campeão do Coffee of The Year como o melhor café arábica do Brasil.

Dando sequência, no dia 10 de novembro, o episódio mostra a cafeicultura da Fazenda 5 Estrelas. Com espírito associativista, Bartholo, seu fundador, é uma das grandes lideranças da região, tendo sido, em diversas oportunidades, presidente da Expocaccer, cargo que exerce atualmente. A Fazenda Cinco Estrelas, além de atingir a excelência em seus cafés especiais, possui o selo Utz Certified, além de ser pioneira no programa de Venda de Crédito de Carbono, aprovado pela ONU. Na sequência, chega a vez da pioneira família Naimeg. 

No dia 17 de novembro estreia o episódio que reflete sobre a importância de inovar sempre e de maneira contínua. E toda essa evolução faz da Naimeg destaque no pódio do concurso do Cerrado Mineiro. 



Fechando a programação, no dia 24 de novembro, será a vez de conhecer a trajetória da Guima Café, referência em cafeicultura regenerativa, que evita que recursos naturais como solo e água se esgotem, criando um ambiente sustentável para o cultivo de alimentos. Como isso é feito e os benefícios para a lavoura são destaques do programa.

Para Gustavo Canato, gerente de marketing e especialidades da Stoller, a empresa não poderia deixar de prestar essa homenagem. “Buscamos sempre a proximidade com os clientes e entender seus desafios para propor soluções que aumentem os patamares de produtividade em sintonia com a qualidade. No Cerrado Mineiro vemos isso”, analisa.

Fonte