Com o intuito de reforçar a preservação do meio ambiente, a Nespresso irá reconstruir o cultivo do café em três regiões fortemente afetadas por questões sociais: Zimbábue, país que enfrenta uma série de conflitos étnicos que resulta em uma migração muito forte; Uganda, onde mudanças climáticas e práticas agrícolas irresponsáveis dizimaram a economia local; e Colômbia, em uma região amplamente afetada pela atuação de FARCS, apresentando, como resultado do Programa Reviving Origins, três Edições Limitadas.

O Programa Reviving Origins, presente em cinco países, ajuda as comunidades agrícolas locais a trazerem de volta a produção de café regional, pois trabalha na capacitação e disponibilidade de recursos e ferramentas necessárias para melhorar a qualidade e a produtividade das colheitas e, portanto, os lucros de cafeicultores dentro do Programa.

“Com as ações de cuidado com as pessoas e preservação do campo no Programa Reviving Origins, trabalhamos em busca de soluções construtivas que fortaleçam as comunidades locais e suas economias com o café de qualidade sustentável. Com o projeto, os produtores locais se apropriam da narrativa da lavoura, tornando-se artesões do café, recuperando a dignidade e autoestima de todo um ecossistema anteriormente afetado”, explica Guilherme Amado, Líder do Programa Nespresso AAA de Qualidade Sustentável no Brasil e no Havaí.

O projeto Reviving Origins atua dentro dos pilares do Programa Nespresso AAA de Qualidade Sustentável, lançado em 2003 em colaboração com a ONG Rainforest Alliance e o Imaflora, para fornecer aos produtores conhecimentos e técnicas que os apoiem na produção de um café de alta qualidade, utilizando práticas sustentáveis e que também contribuam com a qualidade de vida.

Entenda sobre a cultura cafeeira de cada um dos cafés Reviving Origins e os desafios de suas respectivas regiões:

– TAMUKA mu ZIMBABWE (despertar do Zimbábue): No Zimbábue, a produção de café está sob pressão há vários anos por uma questão histórica relacionada a conflitos étnicos locais. Essa produtividade passou de 15 mil toneladas no final dos anos 80 para apenas 500 toneladas em 2017. No país, a Nespresso oferece treinamento contínuo sobre qualidade e produtividade, além de assistência técnica gratuita por meio de sua rede de engenheiros agrônomos. Como resultado, a produtividade melhorou. A disponibilidade de café de alta qualidade seguindo os pilares sustentáveis da marca cresceu em 9% na província de Manicaland, no Zimbábue. Tudo isso aumentou a distribuição desse café 100% arábica com aromas frutados de groselha e cranberry, acidez equilibrada e intensidade 5.

– AMAHA awe UGANDA (esperança de Uganda): É um café único, com notas raras de sândalo, tons florais, acidez e corpo médios. Em Uganda, questões climáticas e dificuldades econômicas oriundas de uma guerra civil nos anos 80 fizeram com que a produção de café de alta qualidade fosse um desafio nos últimos anos. Como parte do Programa Reviving Origins, a Nespresso está trabalhando com mais de 2 mil produtores, fornecendo capacitação e conhecimento para melhorar a qualidade e a produtividade do café, além de estabelecer práticas agrícolas sustentáveis. O resultado desse trabalho é um espresso de intensidade 8, desenvolvido em um terreno único onde a sombra e os nutrientes fornecidos pelas bananeiras criam um terreno ideal para a variedade arábica.

– ESPERANZA de COLOMBIA (esperança de Colômbia): Na Colômbia, 50 anos de conflitos armados fizeram com que muitos agricultores abandonassem suas terras e o café quase desapareceu de Caquetá e El Rosario. Nas regiões, a Nespresso também enfrenta desafios de infraestrutura com os produtores locais, ajudando-os a construir unidades de moagem e auxiliando na criação de cooperativas de café, tornando o negócio mais lucrativo e profissional. É um café sazonal composto por grãos arábica, com notas frutadas e acidez delicada, sabores tão marcantes nos cafés do país. O impacto de Reviving Origins na área de Caquetá foi o aumento da produção sustentável dessa variedade em 10%.

Os cafés de Edição Limitada da linha Reviving Origins chegam ao Brasil partir deste mês.

Mais informações: www.nespresso.com 

Fonte