Assar café em casa pode ser mais do que apenas um DIY – é divertido e pode significar uma sensação de liberdade para explorar uma variedade de técnicas de torrefação de café ou independentemente dos sabores desejados.

Os grãos de café torrados em casa oferecem um caráter de sabor único que muitas vezes falta em variedades compradas em lojas. Ele também tem uma comparação de preços mais baixa e requer investimento mínimo em equipamentos especializados.

Fatos sobre torrefação de café

1. O sabor do assado está em seu cheiro: Os grãos de café verde emitem um cheiro característico de "grama" quando ficam amarelados poucos minutos depois do calor. Com mais torrefação, o feijão começa a fumegar, como o café, dando-lhe um cheiro e sabor peculiares.

2. Som de rachaduras dá uma boa pista sobre os estágios de assados: A torrefação ainda emite um som único de rachadura quando o grão perde água e muda de estrutura com o aumento da temperatura. Ouvir esse som pode ser uma pista fantástica para determinar os assados ​​desejados.

3. Comprimento do Assado Determina Cor e Sabor de Feijão: Como a estrutura do feijão, sabor e cor se graduam a cada degrau na temperatura e aumentando o tempo, não é inesperado observar o caráter original do feijão verde ficar escuro, com um sabor mais forte. no final do processo.

Passos para assar café em casa

Qualquer que seja a técnica empregada, o instrumento usado ou até mesmo o tempo definido, torrar café em casa, todos os furos até atingir sabores desejados significativos.

1: Escolha um Roaster: Dependendo do orçamento, técnica, tempo ou tamanho do lote, isso pode ser feito em um forno, uma frigideira, um popper de fogão ou equipamento mais especializado.

2: Selecione grãos de café: O caráter pré-assado original do feijão determina o sabor e a qualidade nutricional do café. Embora os grãos de café verde sejam altamente recomendados, muitos outros têm benefícios igualmente satisfatórios.

3: Escolha o Processo de Assado Desejado: Como o sabor do café depende do processo e, invariavelmente, do tempo de torrefação, a compreensão das diferentes etapas ajudará a controlar o sabor do café.

Entendendo o processo de assado

Amarelamento – Poucos minutos após o feijão verde ser submetido ao calor, ele fica amarelado e emite um cheiro de grama.

First Crack – Em breve, um som de crack – um som de estalo audível é ouvido quando a torrefação real se instala. O som é um sinal acústico, chamando a atenção para o estágio do assado.

First Roasted Stage – Também conhecido como City Roast, este estágio, determinado pela visão e pelo olfato, pode ser considerado completo, dependendo do sabor desejado.

Segunda fenda – Conforme o aquecimento avança, ocorre uma segunda fissura, muitas vezes mais distinta que a primeira. Isso é chamado de Vienna Roast.

Assado Escurecido – À medida que o assado progride, o feijão assa um tom muito escuro, e a fumaça é mais pungente quando os açúcares queimam completamente. Isso dá um assado francês.

Para torrar café em casa, várias técnicas podem ser usadas e os tempos de torrefação variam; o processo fundamental é simples – empregar calor para transformar café verde não torrado em café torrado marrom, usando técnicas e equipamentos simples em casa.


fonte por Vincent M George