Nesta semana, o presidente da Embrapa, Celso Moretti, participou de um conjunto de eventos em Londres e levantou o tema ‘A transformação da agricultura brasileira dos últimos 50 anos e o conjunto de tecnologias da Embrapa que visa a descarbonização da agricultura’.

“É possível alimentar o mundo e proteger o meio ambiente, com políticas públicas e uma agricultura de baixo carbono”, destacou ele durante sua apresentação no seminário Agricultura Sustentável: o que já está funcionando?, que aconteceu na quarta-feira (9), na Embaixada do Brasil no Reino Unido, em Londres.

A Embrapa e suas tecnologias de baixo carbono foram destaques durante o seminário, que contou com duas participações da Empresa: Celso Moretti e o assessor da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento, o pesquisador Alexandre Amaral. Também acompanhou a comitiva o coordenador da Embrapa Labex Europa, Vinícius Guimarães.

Moretti demonstrou para o público que o Brasil alimenta o mundo ao mesmo tempo em que protege o meio ambiente. “Nosso país tem 66.3% do seu território preservado. Somos responsáveis por alimentar mais de 800 milhões de pessoas ao redor do mundo e exportamos para mais de 200 países”, destacou, citando dados de estudos estratégicos da Embrapa, do Ministério do Meio Ambiente, do IBGE e do Terraclass.

Segundo ele, o território brasileiro é composto por 33,2% de áreas destinadas à preservação da vegetação nativa no Brasil, 9,4% de unidades de conservação integral, 13,8% de terras indígenas, 9,9% de vegetação nativa em áreas militares e terras devolutas, o que totalizam 66,3% de áreas preservadas. Lavouras e pastagens somam 7,8% e 21,2%, respectivamente.

Entre as políticas públicas que dão suporte à descarbonização da agricultura, o destaque foi para o Código Florestal brasileiro, o Renovabio, o Plano ABC de Agricultura de Baixo Carbono e o Pronasolos. No âmbito do Plano ABC, lembrou que atualmente o governo brasileiro implementa o ABC+, intensificando o financiamento e estímulo ao setor rural para a implementação de tecnologias desenvolvidas pela Embrapa como a Fixação Biológica do Nitrogênio, a recuperação de pastagens degradadas, o plantio de florestas, a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta e o manejo sustentável da produção.

“Nossa participação no seminário foi de grande relevância e gerou um forte impacto aos participantes. Tivemos a oportunidade de apresentar as políticas públicas para a sustentabilidade da agricultura brasileira e as tecnologias para a descarbonização. Pude falar sobre as diversas políticas públicas que temos no país e as tecnologias da Embrapa que se inserem nessas políticas. Os números de preservação do território brasileiro também chamaram positivamente a atenção das autoridades presentes”, afirmou o presidente.

Ao término do evento, o embaixador do Brasil no Reino Unido, Fred Arruda, enfatizou a importância histórica da Embrapa para o avanço da agricultura brasileira. Neste mesmo dia (9), pela manhã, Moretti se reuniu com a diretora do Global Panel on Agriculture and Food Systems for Nutrition, professora Sandy Thomas. Na ocasião, discutiram vários aspectos relevantes da produção agrícola sustentável e da agenda de descarbonização da agricultura com reflexos no foco da iniciativa: a nutrição humana. O presidente citou alguns exemplos da carteira de projetos da Embrapa no tema da qualidade dos alimentos e alimentação humana e o engajamento da empresa nestas temáticas.

No dia 7 de fevereiro, Moretti também participou de reuniões com diretores da multinacional Indiana UPL, que possui escritório em Londres. Na pauta, a construção de novos acordos de cooperação nas áreas de mudanças climáticas, agricultura de baixo carbono e desenvolvimento de novos produtos no âmbito do conjunto de projetos da Embrapa em bioinsumos.

Atualmente, a Embrapa já possui um acordo de cooperação com a UPL visando, principalmente, a exportação de pulses e grão de bico para o país asiático. Mais recentemente, um acordo de cooperação para a produção de canola. A reunião contou com a presença do vice-presidente de operações da UPL e outros representantes internacionais.

No dia 8, Moretti participou de um almoço oferecido pela embaixada brasileira, que reuniu mais de 10 empresários britânicos. “Foi uma excelente oportunidade. Tive a chance de explicar a história do desenvolvimento da agricultura, o que aconteceu nas últimas 5 décadas, respondemos, inclusive, perguntas sobre tecnologias de descarbonização, e questões sobre o desmatamento ilegal”, acrescentou o presidente.

Emirados Árabes e Egito

Nesta sexta-feira (11), Celso Moretti inicia agenda de compromissos junto aos Emirados Árabes e ao Egito. Em Dubai, em um primeiro compromisso, participa da inauguração do Pavilhão Brasil na GulFood – Food For Future, que reunirá mais de 120 países e 4 mil empresas no ramo alimentício. Também estão previstas reuniões bilaterais com ministérios e uma série de compromissos com empresários, investidores e autoridades governamentais de Dubai, Abu Dhabi e Egito, com a presença de representantes do Mapa e da Apex Brasil.

As informações são da Embrapa Brasília (DF).

Fonte