Agricultores em todo o mundo estão sob pressão para otimizar a eficiência do uso da água. Eles enfrentam desafios como seca, lixiviação, desperdício e dificuldade de acesso às reservas. O Brasil, mesmo sendo uma potência no que se refere à disponibilidade de água em seu território, vem encontrando problemas com a escassez hídrica nos últimos anos.

Pensando nisso, a Netafim/Amanco desenvolveu um estudo em diversas áreas produtoras com diferentes culturas, chegando à conclusão que a irrigação inteligente – que alia gota a gota com a nutrirrigação – reduz até 50% no consumo da água e aumenta a produtividade de 100% em alguns casos. Isso significa que a produtividade da água pode ser de 65% a 95% maior neste sistema.

“Com o estudo, percebemos que de maneira geral os métodos inteligentes de irrigação, sobretudo os que envolvem controle, monitoramento e precisão, são o futuro da agricultura, pois aliam produtividade elevada e atividade sustentável”, concluí Cristiano Jannuzzi, Gerente Agronômico da Netafim/Amanco.

O sistema de irrigação leva o nome de NetBeat e possibilita monitorar, analisar e automatizar as ações em tempo real, através de smartphone, computador ou tablet. “O NetBeat é uma espécie de combo digital do agricultor, que graças ao advento do monitoramento inteligente, garante seu cultivo sempre com ele, na palma da mão”, destaca o Gerente de Digital Farming, Bruno Toniello.

O sistema oferece recomendações técnicas ao produtor a partir da análise de dados em tempo real, combinado com modelos de cultivo para auxiliar em tomadas de decisões mais assertivas e, consequentemente, em safras mais produtivas.

O monitoramento inteligente também ajuda na redução de custos, ao evitar falhas de produção, desperdícios de insumos, gastos excessivos com água e energia elétrica, tornando a atividade mais rentável em todos os aspectos. “É primeiro a combinar modelos de cultivo para oferecer soluções customizadas e adaptáveis a necessidades”, acrescenta Toniello.

Fonte