A Bienal nunca presenciou tantos apaixonados por café de uma só vez como nos últimos três dias. De 24 a 26 de junho, o famoso local foi palco da primeira edição presencial do São Paulo Coffee Festival, evento internacional que reuniu consumidores, cafeterias, torrefações, produtores e diversas pessoas da gastronomia. Com os ingressos esgotados e fila para entrar, deu para sentir no ar as conexões feitas, os negócios fechados, o aprendizado e o cheiro de café fresco! 


Foto: Agência Ophelia

Além de circular pelos estandes e conhecer de perto as variadas marcas presentes e seus produtos, os participantes puderam participar das salas temáticas, como o “A Torrefação”, onde ocorreu torras ao vivo e palestras sobre o assunto. Outra atração concorrida foi o “Sensory Experience”, espaço que uniu café e degustações guiadas a fim de explorar os nossos sentidos.

O queridinho latte art também marcou presença no “Latte Art Ao Vivo”, ambiente criado especialmente para que profissionais baristas falassem sobre técnicas de vaporização, bebidas vegetais e diferentes desenhos no café. Aqui, os participantes tiveram a chance de participar de masterclasses, oficinas e até de um TNT, onde arriscaram as primeiras artes com leite!


Foto: Agência Ophelia

Já quem passou pelo “O Laboratório” pôde acompanhar diversos profissionais, do campo à xícara, que abordaram o cultivo do fruto, os diferentes métodos filtrados, como você pode melhorar o seu café em casa, a profissão barista, dicas de planejamento para quem quer investir no setor e a arte de moer o grão na hora. Orbitando o universo dos cafés, o espaço “A Gastronomia” trouxe chefs famosos para palestrar sobre diferentes temas, como o doce choux cream, os queijos artesanais de São Paulo, pães italianos, a famosa banoffees, cookies, o hit vegano avocado toast, entre outras delícias. Todas as palestras dadas no São Paulo Coffee Festival foram gratuitas!


Foto: Agência Ophelia

Para quem curte emoção, 20 baristas disputaram o Campeonato Brasileiro de Barista. Depois de dois dias de apresentações, os finalistas Marcondes Trindade, George Gepp, Vitor Coelho, Boram Um, Hugo Silva e Renan Dantas deram o seu melhor no domingo novamente. Consagrando-se bicampeão, Boram Um, da Um Coffee Co., de São Paulo (SP), levou a melhor, seguido por Hugo Silva, da Sabino Torrefação, e Vitor Coelho, do Manana Cafés. A ordem dos seis lugares você pode conferir aqui.

Como um bom festival, o São Paulo Coffee Festival também proporcionou muita música, tocada por DJs e cantores convidados; drinques, desenvolvidos pela Cervejaria Tarantino e pelo Urbe Café Bar; e

arte, que ficou por conta da exposição “Imigrantes do Café”, feita pelo Museu do Café e Museu da Imigração, e pelo painel artístico disponibilizado no estande da Revista Espresso, onde os frequentadores puderam deixar a sua marca no evento!

O São Paulo Coffee Festival foi patrocinado por Nescafé e 3corações, com apoio da A Tal da Castanha, Orfeu Cafés, Café Store, Philips Walita/Café Santa Mônica e Prefeitura de São Paulo.

As informações são da Revista Espresso.

Fonte