A Região do Cerrado Mineiro estabeleceu uma parceria importante com a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) durante a Semana Internacional de Café (SIC), em Belo Horizonte (MG). Além da Região do Cerrado Mineiro, outras 12 regiões produtoras de café com Indicação Geográfica também integram o Termo de Cooperação: Alta Mogiana, Região de Pinhal, Região de Garça, Matas de Rondônia, Conilon Capixaba, Caparaó, Montanhas do Espírito Santo, Matas de Minas, Mantiqueira de Minas, Campo das Vertentes, Sudoeste de Minas e Canastra.

Juliano Tarabal, diretor executivo da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, destaca que por meio das iniciativas delineadas no termo de cooperação, 13 das 15 regiões com Indicação Geográfica, colaborarão com a BSCA para impulsionar uma nova fase na evolução da cafeicultura brasileira, por meio de diversas estratégias de promoção e valorização. “Este termo de cooperação demonstra uma grande evolução na governança do café brasileiro e será um grande passo para avançarmos na promoção das regiões produtoras de café com origem controlada. Só temos que agradecer à BSCA pela abertura e liderança na promoção do café do Brasil”, afirma Tarabal.

As principais ações delineadas no acordo incluem a promoção das regiões no âmbito da estratégia de marketing da BSCA em feiras internacionais nos Estados Unidos, Europa e Ásia; a participação das regiões na nova estratégia de marketing do café brasileiro; a criação de um comitê específico para as regiões no âmbito da governança da BSCA; e, além disso, uma colaboração no planejamento e realização de viagens às origens, trazendo grupos de compradores de outros países.

Fonte