Campos Altos (MG), região entre o Triângulo Mineiro e o Alto Paranaíba, lançou nesta quarta-feira (25) sua “Marca Território”. A Marca Território é uma estratégia de mercado para valorizar os terroirs e produtores de grãos de qualidade no Brasil e, consequentemente, atrair investimentos e novos negócios.

A Marca Território é uma iniciativa da Associação dos Cafeicultores de Campos Altos (ACCA) em parceria com o Sebrae Minas, que atua há duas décadas na região. 

Embora relativamente pequena (são 9,1 mil hectares), Campos Altos contabiliza 15 milhões de pés de café que, anualmente, produzem cerca de 150 mil sacas (60 kg) do grão. Uma das características da área são as altas altitudes (a média, aqui, são 1.100 metros): cafés produzidos em regiões altas têm crescimento e maturação mais lentos e, assim como acontece com as uvas na produção dos vinhos, permite que os cafeicultores possam alcançar maior qualidade sensorial em seus frutos.

Ao mesmo tempo, há menor probabilidade de chuva, o que diminui a necessidade de irrigação das lavouras. Tudo isso somado possibilita custos de produção menores, além de seguir uma prática mais sustentável. “Nossa produção exige menos defensivos agrícolas e podas”, explica Heron Reger, presidente da Associação de Cafeicultores de Campos Altos (ACCA).

A construção da Marca Território, que envolveu pesquisas, treinamento, estudo da área e gestão de propriedades, entre outros fatores, é uma espécie de degrau para alcançar os próximos objetivos: conseguir as cobiçadas Indicações Geográficas concedidas pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). 

Serviço
Lançamento da Marca Território Café Região de Campos Altos
Quando: 25 de outubro, às 19h 
Apoio: Sicoob Crediagro e Cooperativa Agropecuária de Campos Altos (CAPECA)

Fonte