Nesta terça-feira (25/08) serão abertas as inscrições para o Coffee of The Year Brasil 2020 (COY), concurso que tem como objetivo reunir os melhores cafés do Brasil e eleger os grandes destaques do ano, com incentivo ao desenvolvimento e ao aprimoramento da produção nacional e à divulgação de novas origens do café.

O COY 2020 faz parte da programação da Semana Internacional do Café (SIC) e a premiação é realizada no último dia do evento, que para este ano traz algumas novidades. A primeira delas será duas novas categorias, que receberão menção honrosa, para cafés que passaram por fermentação induzida arábica e fermentação induzida canéfora.

“Este ano consideramos de extrema importância dar oportunidade para os cafés fermentados pois estamos acompanhando o trabalho dos produtores e produtoras no pós-colheita com grande atenção a esse tipo de processamento. Acredito que essa iniciativa seja pioneira, assim como fizemos com a categoria canéfora, em 2016, e que vai incentivar muitos cafeicultores a participar”, explica Mariana Proença, diretora de conteúdo da Café Editora, uma das realizadoras da SIC.

A segunda novidade é que como a SIC será 100% digital, por conta do cenário atual da pandemia de Covid-19 (coronavírus), a premiação acontecerá no último dia da SIC (20/11), ao vivo e on-line em plataforma exclusiva. 

A terceira novidade é que, após avaliação dos provadores Q-Graders e R-Graders, a última prova será de consumidores em cafeterias convidadas pela SIC. Serão selecionados para a final 10 cafés arábica; 10 canéforas; 3 fermentação arábica e 3 fermentação canéfora. 

Atenção para as regras:

Produtores de café arábica, canéfora, fermentação induzida arábica e fermentação induzida canéfora, devem primeiramente se inscrever no sistema Sympla e pagar uma taxa de inscrição de R$ 150. Importante: você receberá seu comprovantes por e-mail após a sua inscrição!

Na sequência será necessário preencher uma ficha da amostra on-line, que será recebida através do e-mail, imprimi-la e anexá-la à amostra de 5 kg de café. 

Neste ano as provas de café serão realizadas pelo IFSULDEMINAS, com a coordenação do Professor Leandro Paiva e núcleos de provas em todo o Brasil, que receberão as amostras codificadas. A mudança ocorre por conta da pandemia de Covid-19 e os protocolos de distanciamento. 

Os cafés:

Serão aceitos cafés que no pós-colheita são levados aos processos: 

? via seca (fruto seco com todas as suas partes constituintes, resultando nos cafés em coco/café natural); 

? via úmida (cafés secos após a retirada da casca do fruto, podendo ainda, haver ou não, a retirada da mucilagem por fermentação natural ou com uso de desmuciladores mecânicos); 

? fermentações induzidas ou controladas, onde os frutos – na sua forma natural ou descascados ou desmucilados ou despolpados – são induzidos de forma deliberada no intuito de promover fermentações (igual ou superiores a 10 horas contínuas ou intermitentes) aeróbicas ou anaeróbicas, com ou sem adição de componentes exógenos.

Para mais informações, clique aqui.

Fonte