O Prêmio CNA Brasil Artesanal 2024 Cafés Especiais Torrados está com inscrições abertas até 23 de abril. Realizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), com apoio da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) e de Helga Andrade, o concurso é voltado para produtores rurais brasileiros que industrializam e comercializam o café torrado. 

São duas categorias: arábica e canéfora (conilon e robusta). As inscrições podem ser feitas no site do Sistema CNA/Senar. Para participar da categoria arábica, o volume total anual de produção de café beneficiado em grãos crus deve ser de até 3 mil sacas (60 kg). Já para entrar na categoria canéfora, a produção deve ser de até 4,5 mil sacas (60 kg). O volume de produção industrializada (café torrado) para as duas categorias deve ser de até 20 sacas de 60 kg/mês, totalizando, no máximo, 240 sacas de 60 kg/ano.

Os produtos devem, ainda, enquadrar-se no estilo cafés especiais, segundo o Protocolo Brasileiro de Avaliação Sensorial de Café Torrado, metodologia adotada pela ABIC, responsável pela curadoria técnica do concurso e que ajudou a elaborar o regulamento. Segundo o conceito da ABIC, cafés especiais apresentam alta doçura, baixo amargor, alta qualidade de acidez e notas intensas de flores, frutas e baunilha. Deve, ainda, ser comprovadamente sustentável e rastreável, da fazenda ao produto final. 

Os inscritos devem enviar as amostras de café torrado até 23 de abril (o prazo de recebimento é dia 30 de abril). Na primeira etapa, um júri técnico irá selecionar cinco amostras de cada categoria. Na segunda etapa, esses cafés serão degustados por um júri popular. Na última fase, avalia-se as histórias dos produtores. Os cinco cafés de cada categoria receberão certificados e prêmios em dinheiro, que variam de R$ 3 mil até R$ 10 mil. Os três primeiros ganham também selos de participação Ouro, Prata e Bronze.

Envie sua amostra para:
PRÊMIO CNA BRASIL ARTESANAL – CAFÉS ESPECIAIS TORRADOS
Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA. 
Endereço: SGAN, Quadra 601, Módulo K, Edifício Antônio Ernesto de Salvo, CEP 70.830-903, Brasília/DF.

*Atualizado em 23/02, às 9h44.

Fonte