O 46º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras está previsto para acontecer entre 18 e 21 de outubro, no Espaço Cultural da Urca, em Poços de Caldas (MG). O evento tem como objetivo reunir equipes de técnicos ligadas à pesquisa e à difusão de tecnologias, para discutir e divulgar as inovações obtidas nos últimos anos, visando melhorias para o setor cafeeiro.

A região cafeeira do Sul de Minas e as áreas vizinhas, no Triângulo Mineiro e Mogiana em São Paulo, constituem o mais importante pólo cafeeiro do País, destacando-se pelo bom nível tecnológico nas lavouras e pela excelente qualidade dos cafés produzidos. A realização do Congresso nessa região faz, portanto, jus aos bons valores dessa cafeicultura.

Na programação do evento está prevista a apresentação de trabalhos de pesquisa a serem recebidos dos Técnicos das diversas Instituições, os quais deverão ser elaborados na forma resumida, de acordo com as regras constantes do site do Congresso e remetidos por e-mail para [email protected]. Os trabalhos serão publicados no livro dos Anais do 46º Congresso. Além disso, cerca de 100 trabalhos de pesquisa serão selecionados para apresentação oral, durante a realização do evento. Serão, ainda, realizados três seminários e debates. Os trabalhos devem ser remetidos até 11 de setembro de 2022.

Na abertura do evento, será promovido um debate sobre a conjuntura cafeeira, o lançamento de três novas cultivares de café e, ainda, serão conferidas homenagens, do mérito cafeeiro, a personalidades da cafeicultura e ao colaborador da pesquisa cafeeira. No último dia de evento, será realizado um Dia de Campo, com demonstração de resultados na Fazenda Sertãozinho.

O Congresso conta com a promoção da Fundação Procafé; do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café; da Secretaria de Estado de Agricultura  de Minas Gerais; da Universidade de Uberaba (Uniube); e da Universidade Federal de Lavras (Ufla). Além dessas instituições, o evento contará com o apoio do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC), Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (ABICS), Conselho Nacional do Café (CNC), da CNA e do Sistema FAEMG/SENAR e do SEBRAE, e, ainda, de outras instituições de pesquisa, ensino e extensão que atuam na cafeicultura, além de cooperativas, associações de produtores e empresas que desenvolvem equipamentos e insumos para a lavoura cafeeira. Nessa edição, o Congresso contará com apoio especial da Fazenda Sertãozinho e da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas. 

Mais informações: www.fundacaoprocafe.com.br ou (35) 3214-1411 


Fonte