Nesta quinta-feira (28), às 10h, os pesquisadores Maurício Antônio Lopes, da Embrapa Agroenergia, e Maria Cléa Brito de Figueirêdo, da Embrapa Agroindústria Tropical, apresentarão o webinar “Sustentabilidade: é preciso medi-la antes de reivindicá-la”. O evento on-line é gratuito e será transmitido pelo canal da Embrapa no YouTube.

Poucos conseguem definir com precisão a palavra “sustentabilidade”, razão pela qual uma infinidade de significados vêm sendo atribuídos na medida em que cresce na sociedade a consciência de que o nosso planeta tem recursos finitos, que precisam ser usados com inteligência e parcimônia. 

Dentre as inúmeras interpretações, têm grande apelo aquela que descreve sustentabilidade como um processo de reconciliação entre os sistemas humanos e a natureza – em especial a atmosfera, os recursos hídricos, os biomas e a diversidade de seres vivos que os povoam. É por isso que medidas de performance na agricultura e na indústria, usualmente baseadas em produtividade física e ganho econômico, precisarão, cada vez mais, incorporar critérios que demonstrem que negócios e sustentabilidade são funções integradas e mensuráveis, comprometidas com integridade ecológica e geração de valor para uma sociedade cada vez mais bem informada e exigente. 

Como é impossível gerir com eficiência o que não se pode medir, é crescente o interesse por métricas que indiquem que empresas e negócios estão comprometidos com ecoeficiência, processos limpos de base renovável, desenvolvimento de pessoas, transparência e outros valores caros para a sociedade. 

Neste webinar serão discutidos tais métricas, em especial aquelas associadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), além dos conceitos ESG – Responsabilidade Ambiental, Social e de Governança; e ACV – Análise do Ciclo de Vida, que se consolidam como padrões globalmente aceitos para se medir e se comprovar avanços na direção da sustentabilidade.

Fonte