A Organização Internacional do Café (OIC) anunciou que os principais atores da cadeia de valor do café estão se unindo para apoiar um estudo de referência de renda no Peru com o Anker Research Institute.

Com base nas metas do Plano de Ação Nacional para o Café, esta pesquisa calcula os custos de um padrão de vida decente usando a metodologia Anker nas principais regiões produtoras de café do Peru.

O MIDAGRI, com o apoio do Programa de Commodities Verdes (PNUD) e Agência Suíça de Cooperação (SECO), faz parte do grupo responsável pela implementação do Plano de Ação Nacional do Café do Peru.

“O Plano de Ação Nacional do Café é o instrumento orientador para o desenvolvimento sustentável da cafeicultura no país. Para garantir um impacto positivo significativo na vida das famílias produtoras, é necessário conectar os esforços em andamento com iniciativas como a renda decente, o que nos permitirá priorizar ações para suprir lacunas e áreas-alvo”, diz Jorge Figueroa Rojas, representante do MIDAGRI na Força-Tarefa Público-Privada da OIC (CPPTF).

A iniciativa está inserida em um processo de consulta regional para entender melhor a renda dos cafeicultores e as lacunas para que eles ganhem pelo menos uma renda vital como um marco para a prosperidade. O projeto será implementado ao longo de 2022, com diálogo com as partes interessadas e trabalho de campo.

O CPPTF tem como objetivo a resiliência econômica e o desenvolvimento de caminhos para a prosperidade dos cafeicultores. Essa meta é sustentada por compromissos ambiciosos e com prazo determinado para benchmarks de renda de vida e avaliações de diferenças de renda para informar políticas estratégicas e Parcerias Público-Privadas (PPPs) para fechar as lacunas de renda para pequenos agricultores.

O Peru, como um dos endossantes da Declaração de Londres e membro da Força-Tarefa da OIC, está se unindo a líderes dos setores público e privado para apoiar esta pesquisa no contexto do Plano de Ação Nacional do Café do Peru.

As informações são do Global Coffee Report / Tradução Juliana Santin

Fonte