Um novo relatório da hEDGEpoint Global Markets mostra que o primeiro ajuste de oferta e demanda foi feito para a produção colombiana, com base no fato de que a relação entre os preços locais do café e os custos locais de fertilizantes continua historicamente apertada. Ao longo da pandemia, enquanto os preços do café no país subiram 94%, os preços da ureia – que é um insumo relevante tanto por si só quanto para a fabricação de outros fertilizantes – 228%.



Em 2020, os fertilizantes representavam cerca de um quarto dos custos de produção na Colômbia. A razão entre café e fertilizantes afeta as decisões de investimento e, por consequência, os rendimentos. A partir dessa avaliação, os números na Colômbia foram ajustados de 13,6 milhões de sacas para 13,2 milhões de sacas. Apesar da produção estar acima dos valores de 2021/2022, devido aos estoques iniciais mais baixos, a disponibilidade total para 2022/2023 permanece inalterada em relação à safra anterior.



Vietnã – disponibilidade total diminuiu 4%

Outro país que teria sido afetado por uma relação apertada entre os preços do café e os custos dos fertilizantes é o Vietnã. Inicialmente, já se esperava uma queda na produção do país, passando de 32,77 milhões de sacas, em 2021/2022, para 31,9 milhões de sacas. No entanto, os números atualizados da área e os preços locais desencadearam uma nova correção, para 31,7 milhões de sacas. Consequentemente, a disponibilidade total no Vietnã diminuiu 4%.



Honduras – queda na produção de 6,7 milhões para 6,3M de sacas

Em Honduras houve queda na produção, de 6,7 milhões para 6,3 milhões de sacas. Esta correção deve-se a níveis pluviométricos abaixo da média registrados em 40% das áreas produtoras durante a florada e na fase de crescimento do chumbinho – este período recebeu chuvas de 60% a 80% dos níveis normais, o que prejudica o crescimento da produção. Além disso, o IHCAFE relatou, em pequena escala, problemas com a broca em algumas fazendas – o que exige atenção nos próximos meses.



“Nossos ajustes mensais da O&D global trouxeram uma perspectiva mais altista para 2022/2023. Ainda assim, é importante notar que os números de 2022/2023 para os países destacados neste relatório ainda podem mudar drasticamente, pois há dois meses-chave de desenvolvimento para Honduras e Vietnã e mais de seis meses para a Colômbia, já que a mitaca inicia o desenvolvimento no segundo semestre do ano”, destaca o relatório.

Segundo a hEDGEpoint Global Markets, os fundamentos ainda são favoráveis, principalmente no médio prazo, mas o mercado vem respondendo fortemente aos movimentos na perspectiva macroeconômica. Com a inflação persistente e os Bancos Centrais tomando novas medidas, os preços das commodities como um todo ficam mais vulneráveis.

O relatório está disponível aqui. 

Sobre a HedgePoint Global Markets

A HedgePoint Global Markets é uma empresa especializada em inteligência de mercado, consultoria, gestão de risco e soluções de hedge para a cadeia de valor global de commodities, com larga experiência nos mercados agrícolas e de energia.

Está presente em cinco continentes e oferece aos clientes produtos de hedge baseados em tecnologia e inovação, mantendo o cliente como ponto central de todos os processos. A companhia trabalha com mais de 60 commodities e mais de 450 produtos de hedge em sua plataforma. Visite o site.

Fonte